Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32133
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoInseridas em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas devem utilizar medidas de desempenho que as levem a conhecer como está sua situação frente aos seus clientes e a partir do resultado obtido, reavaliar suas ações, garantindo desta forma o foco na excelência. O presente trabalho tem como objetivo conhecer a opinião dos colaboradores frente aos seus serviços oferecidos pelos três pilares existentes no departamento de Recursos Humanos – Planning & Steering, Business Partner e HR Services - em uma empresa do setor automobilístico no Brasil e também a percepção da satisfação em relação ao departamento em geral. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório através da aplicação de um questionário (Survey), que possibilitasse, além do levantamento de dados, entender com maior familiaridade o nível de satisfação dos 505 participantes da pesquisa com margem de erro de 2,37%. O resultado da pesquisa revelou que os colaboradores em sua grande maioria estão satisfeitos com os serviços oferecidos, principalmente em relação ao atendimento operacional realizado pelo HR Services. Os resultados apresentados mostraram um elevado número de colaboradores que não possuem conhecimento do papel de cada pilar dentro da estrutura. Ainda, demonstraram um acentuado índice de insatisfação quando questionados a respeito da transparência e abertura à mudança do departamento de Recursos Humanos. Embora o atendimento operacional esteja atendendo satisfatoriamente os colaboradores, ainda há uma necessidade de reforçar as atividades e papel de cada pilar e também, investigar quais fatores levam os colaboradores a avaliarem negativamente a transparência e abertura a mudanças do departamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue7pt_BR
dc.titlePesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32133-
dc.date.accessioned2023-10-17T21:24:04Z-
dc.date.available2023-10-17-
dc.date.available2023-10-17T21:24:04Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPesquisa de satisfação - setor automobilísticopt_BR
dc.subjectSetor automobilístico - satisfaçãopt_BR
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectPesquisa surveypt_BR
dc.subjectMontadora de automóveispt_BR
dc.subjectSatisfaction survey - automotive sectorpt_BR
dc.subjectAutomotive sector - satisfactionpt_BR
dc.subjectHuman Resourcespt_BR
dc.subjectSurvey researchpt_BR
dc.subjectAutomakerpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTHOMAZI, Fernanda.-
dc.creatorBENEVENUTTI, Valdésio.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSatisfaction survey on the services provided by the human resources department in an automobile company in Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationTHOMAZI, Fernanda; BENEVENUTTI, Valdésio. Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32133pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PESQUISA DE SATISFAÇÃO SOBRE OS SERVIÇOS PRESTADOS PELO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS - ANAIS VII SIMEP ARTIGO 2019.pdfPesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil. - Anais VII Simep Artigo 2019329.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.