Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32134
Title: | O uso do celular como instrumento das práticas pedagógicas: estudo com professores do terceiro grau. |
Other Titles: | The use of cell phones as an instrument for pedagogical practices: study with third-grade teachers. |
???metadata.dc.creator???: | DOMINGUES, Osmar. MEGLIORINI, Evandir. |
Keywords: | Celular e ensino;Recurso pedagógico - celular;Instrumentos de ensino-aprendizagem;Tecnologias e processo de ensino-aprendizagem;Cell phone and teaching;Pedagogical resource - cell phone;Teaching-learning instruments;Technologies and teaching-learning process |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | DOMINGUES, Osmar; MEGLIORINI, Evandir. O uso do celular como instrumento das práticas pedagógicas: estudo com professores do terceiro grau. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32134 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho trata de tema contemporâneo com potencial de provocar conflitos entre professores e alunos, pois contempla o uso do celular durante o período das aulas. Decorre de pesquisa exploratória realizada junto aos 769 professores vinculados aos diferentes cursos regulares da UFABC (população-objetivo), por intermédio da plataforma Google-Drive, no período de 25/09/2018 a 25/10/2018. O objetivo foi identificar o uso do celular como recurso pedagógico. As 164 respostas recebidas (população-amostrada), foram tabuladas e analisadas com suporte dos softwares SPSS e Planilha Excel. Os resultados mostraram que 53% da população-amostrada permite o uso do celular como recurso pedagógico nas aulas, 14,6% não permite o uso e, 32,3% raramente permite, ou seja, que não há consenso sobre o uso do celular como recurso pedagógico pelos alunos durante as aulas entre os professores. |
Keywords: | Celular e ensino Recurso pedagógico - celular Instrumentos de ensino-aprendizagem Tecnologias e processo de ensino-aprendizagem Cell phone and teaching Pedagogical resource - cell phone Teaching-learning instruments Technologies and teaching-learning process |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Engenharia de Produção. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32134 |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O USO DO CELULAR COMO INSTRUMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - ANAIS VII SIMEP ARTIGO 2019.pdf | O uso do celular como instrumento das práticas pedagógicas: estudo com professores do terceiro grau. - Anais VII SIMEP Artigo 2019 | 512.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.