Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32161
Title: Diagnóstico e caracterização do comércio de pescado em feiras livres de cidades do agreste paraibano.
Other Titles: Diagnosis and characterization of fish trade in open-air markets in cities in rural Paraíba.
Diagnóstico y caracterización del comercio pesquero en mercados al aire libre en ciudades del Paraíba rural.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Elizabeth Samantha Cavalcante de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BELMINO, José Franscidavid Barbosa.
Keywords: Comércio de pescado;Espécies;Diagnose;Fish trade;Species;Diagnosis;Diagnóstico
Issue Date: 5-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Elizabeth Samantha Cavalcante de. Diagnóstico e caracterização do comércio de pescado em feiras livres de cidades do agreste paraibano. 2019. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A comercialização do pescado em feiras livres apresenta uma grande importância socioeconômica no nordeste brasileiro, tendo em vista serem os locais mais frequentados tanto pela população de determinado município como por pessoas de localidades circunvizinhas, onde adquirem alimentos para sua subsistência e para manter sua família, além de ser um dos principais espaços de comercialização, devido às variedades na forma de apresentação do pescado disponibilizado para a venda. O trabalho foi realizado por meio de aplicação de um questionário e entrevistas com comerciantes de pescado e observação, pelo pesquisador, tendo como objetivo, verificar quais espécies de pescado são mais comercializadas, volume de pescado na comercialização, formas de apresentação do pescado, origem, manejo, transporte e higiene em feiras livres em cinco cidades do estado da Paraíba. As questões aplicadas versavam sobre as espécies comercializadas, preço comercial, procedência, volume comercializado e formas de apresentação do pescado no período estudado, entre setembro de 2018 até abril de 2019. Foram identificadas 11 espécies de peixes comercializadas nas feiras analisadas, incluindo filé de camarão na feira de Campina Grande. Ao final da pesquisa, notou-se que o consumidor prefere o pescado fresco, inteiro e eviscerado. Os locais de comercialização apresentaram precariedades no manejo, pois os comerciantes não usaram o uniforme necessário, nem as ferramentas adequadas. Além disso, o levantamento mostrou que a Tilápia (Oreochromis niloticus) é o pescado mais consumido, tendo em vista que essa espécie é de fácil cultivo, rápida reprodução, baixo custo e alta aceitabilidade. A usual forma de apresentação do pescado foi a “in natura” vendida a quilo com pouca oferta de comercialização de pescado com beneficiamento. O resultado do presente estudo pode possibilitar ações de fomento, expansão, conservação e sugerem uma maior atuação dos órgãos públicos na fiscalização e gestão das condições higiênico-sanitárias destes locais de comércio do pescado.
Abstract: The sale of fish in open-air markets is of great importance socioeconomic status in northeastern Brazil, considering that they are the most frequented places both by the population of a given municipality and by people from localities surrounding areas, where they acquire food for their subsistence and to support their family, in addition to being one of the main commercialization spaces, due to the varieties in the form of presentation of the fish available for sale. The work was carried out through application of a questionnaire and interviews with fish traders and observation, at least researcher, with the objective of verifying which fish species are most marketed, volume of fish sold, ways of presenting the fish, origin, management, transportation and hygiene in open-air markets in five cities in the state of Paraíba. The questions asked were about the species traded, commercial price, origin, volume sold and forms of presentation of fish in the period studied, between September 2018 and April 2019. 11 species of fish were identified sold at the fairs analyzed, including shrimp fillet at the Campina Grande fair. At the end of the research, it was noted that consumers prefer fresh, whole and eviscerated. The commercialization sites presented precarious management, as the traders did not wear the necessary uniform or the appropriate tools. Furthermore, the survey showed that Tilapia (Oreochromis niloticus) is the most consumed fish, considering that this species is easy to cultivate, quickly reproduces, low cost and high acceptability. The usual way of presenting the fish was “in natura” sold by the kilo with little offer for marketing fish with processing. The result of This study can enable actions to promote, expand, conserve and suggest a greater role of public bodies in monitoring and managing hygienic-sanitary conditions of these fish trading places.
???metadata.dc.description.resumen???: La venta de pescado en lonjas al aire libre es de gran importancia nivel socioeconómico en el noreste de Brasil, considerando que son los lugares más frecuentados tanto por la población de un determinado municipio como por la población de las localidades zonas aledañas, donde adquieren alimentos para su subsistencia y el sustento de su familia, además de ser uno de los principales espacios de comercialización, debido a las variedades en forma de Presentación del pescado disponible para la venta. El trabajo se realizó a través de aplicación de un cuestionario y entrevistas con comerciantes de pescado y observación, al menos investigador, con el objetivo de verificar qué especies de peces son más comercializado, volumen de pescado vendido, formas de presentación del pescado, origen, gestión, transporte e higiene en mercados al aire libre de cinco ciudades del estado de Paraíba. Las preguntas formuladas fueron sobre las especies comercializadas, el precio comercial, origen, volumen vendido y formas de presentación del pescado en el período estudiados, entre septiembre de 2018 y abril de 2019. Se identificaron 11 especies de peces vendidos en las ferias analizadas, incluido el filete de camarón en la feria de Campina Grande. Al final de la investigación, se observó que los consumidores prefieren productos frescos, enteros y eviscerado. Los sitios de comercialización presentaban un manejo precario, ya que Los comerciantes no llevaban el uniforme necesario ni las herramientas adecuadas. Además, la encuesta mostró que la tilapia (Oreochromis niloticus) es el pescado más consumido, considerando que esta especie es fácil de cultivar, se reproduce rápidamente, de bajo costo y alta aceptabilidad. La forma habitual de presentar el pescado era “in natura” y se vendía por kilos. con poca oferta para la comercialización de pescado con procesamiento. El resultado de Este estudio puede posibilitar acciones para promover, ampliar, conservar y sugerir una Mayor papel de los organismos públicos en el seguimiento y gestión de las condiciones higiénico-sanitarias. de estos lugares de comercio de pescado.
Keywords: Comércio de pescado
Espécies
Diagnose
Fish trade
Species
Diagnosis
Diagnóstico
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32161
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIZABETH SAMANTHA CAVALCANTE DE MEDEIROS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2019.pdfElizabeth Samantha Cavalcante de Medeiros - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.