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dc.description.resumoEste artigo apresenta um estudo de caso realizado em um Restaurante Universitário (RU) pertencente a uma instituição de Ensino Superior (IES) do Nordeste Brasileiro. Com o intuito de propor melhorias referentes aos principais problemas identificados, como gargalos, elevado tempo média de espera nas filas e outras restrições que aumentavam o tempo de ciclo total desde a permanência na fila até a saída dos usuários. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, visitas técnicas, entrevistas com os usuários do RU, observações visuais com a finalidade de compreender as etapas do processo, bem como a elaboração de fluxograma com o objetivo de apresentar de forma esquemática a dinâmica do processo estudado. Foi realizada uma coleta de dados que permitiram calcular à taxa de chegada (λ), e a taxa de atendimento (μ), durante um período de 5 dias úteis da semana fazendo uso de um lote composto por 20 usuários. Esses dados possibilitaram calcular os demais parâmetros, como a taxa de utilização do sistema (P) e a probabilidade do sistema está vazio (Po). Portanto, mediante os cálculos referentes às medidas de desempenho de filas em canal único (M/M/c), os canais existentes de atendimento são insuficientes para atender a demanda. Sugere-se ao RU, a proposta de aumentar o número de canais de alimentação (c ≥ 3), para minimizar o lead time de operações bem como direcionar estudos sobre planejamento das instalações como alternativa de melhor utilizar o Layout.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.citation.issue7pt_BR
dc.titleTeoria das filas: um estudo de caso em um restaurante universitário.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32168-
dc.date.accessioned2023-10-18T18:10:35Z-
dc.date.available2023-10-18-
dc.date.available2023-10-18T18:10:35Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectRestaurante universitáriopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectTeoria das filaspt_BR
dc.subjectUniversity restaurantpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectQueuing theorypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Ivanilda Agustinho.-
dc.creatorLIMA, Elizama Rosa de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeQueuing theory: a case study in a university restaurant.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Ivanilda Agustinho; LIMA, Elizama rosa de. Teoria das filas: um estudo de caso em um restaurante universitário. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32168pt_BR
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TEORIA DAS FILAS - UM ESTUDO DE CASO EM UM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO - ANAIS VII SIMEP ARTIGO 2019.pdfTeoria das filas: um estudo de caso em um restaurante universitário - ANAIS VII SIMEP ARTIGO 2019240.23 kBAdobe PDFView/Open


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