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Title: Teoria das filas: um estudo de caso em um restaurante universitário.
Other Titles: Queuing theory: a case study in a university restaurant.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Ivanilda Agustinho.
LIMA, Elizama Rosa de.
Keywords: Restaurante universitário;Estudo de caso;Teoria das filas;University restaurant;Case study;Queuing theory
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Ivanilda Agustinho; LIMA, Elizama rosa de. Teoria das filas: um estudo de caso em um restaurante universitário. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32168
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo apresenta um estudo de caso realizado em um Restaurante Universitário (RU) pertencente a uma instituição de Ensino Superior (IES) do Nordeste Brasileiro. Com o intuito de propor melhorias referentes aos principais problemas identificados, como gargalos, elevado tempo média de espera nas filas e outras restrições que aumentavam o tempo de ciclo total desde a permanência na fila até a saída dos usuários. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, visitas técnicas, entrevistas com os usuários do RU, observações visuais com a finalidade de compreender as etapas do processo, bem como a elaboração de fluxograma com o objetivo de apresentar de forma esquemática a dinâmica do processo estudado. Foi realizada uma coleta de dados que permitiram calcular à taxa de chegada (λ), e a taxa de atendimento (μ), durante um período de 5 dias úteis da semana fazendo uso de um lote composto por 20 usuários. Esses dados possibilitaram calcular os demais parâmetros, como a taxa de utilização do sistema (P) e a probabilidade do sistema está vazio (Po). Portanto, mediante os cálculos referentes às medidas de desempenho de filas em canal único (M/M/c), os canais existentes de atendimento são insuficientes para atender a demanda. Sugere-se ao RU, a proposta de aumentar o número de canais de alimentação (c ≥ 3), para minimizar o lead time de operações bem como direcionar estudos sobre planejamento das instalações como alternativa de melhor utilizar o Layout.
Keywords: Restaurante universitário
Estudo de caso
Teoria das filas
University restaurant
Case study
Queuing theory
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32168
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