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Title: Da industrialização do natural ao ativismo da alimentação saudável: mediações simbolícas e estéticas em tempos de conectividades digitais.
Other Titles: From the industrialization of the natural to the activism of healthy eating: symbolic and aesthetic mediations in times of digital connectivity.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTI, Clarissa Marques.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CUNHA, Luís Henrique Hermínio
???metadata.dc.contributor.referee1???: GOMES, Ramonildes Alves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BATISTA, Mercia Rejane Rangel.
???metadata.dc.contributor.referee3???: PORTILHO, Maria de fatima Ferreira.
???metadata.dc.contributor.referee4???: NIEDERLE, Paulo Andre.
Keywords: Alimentação saudável;Industrialização do natural;Ativismo alimentar digital;Socioantropologia do consumo;Conectividades digitais;Healthy eating;Industrialization of the natural;Food activism digital;Socioanthropology of consumption;Digital Connectivity;Manger sainement ;Industrialisation du naturel;Activisme alimentaire numérique;Socioanthropologie de la consommation;Connectivité numérique;Alimentación saludable;Industrialización de lo natural;Activismo alimentario digital;Socioantropología del consumo;Conectividad digital
Issue Date: 15-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTI, Clarissa Marques. Da industrialização do natural ao ativismo da alimentação saudável: mediações simbolícas e estéticas em tempos de conectividades digitais. 2022. 152 f. Tese (Doutora Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O esverdeamento das demandas alimentares e a politização do consumo de alimentos fizeram emergir tanto um mercado de produtos comercializados como naturais e saúdáveis quanto um ativismo alimentar que problematiza as formas de produção de alimentos no mundo, com seus altos custos ecológicos, elevados padrões de insegurança alimentar e nutricional e crescente exclusão de pequenos agricultores. No quadro dos esforços de investigação da socioantropologia do consumo e dos estudos críticos da alimentação, esta tese objetiva: a) analisar os elementos simbólicos, estéticos e discursivos mobilizados nas estratégias de marketing e publicidade dos produtos industriais classificados sob o rótulo de naturais, orgânicos, integrais, não artificiais, agroecológicos, sem aditivos, artesanais, entre outros qualificativos; e b) apreender conectividades e práticas culturais partilhadas entre empreendedores e empreendimentos envolvidos numa rede de ativismo alimentar digital na plataforma Instagram, que participam do mercado ou da economia da alimentação natural no Brasil. A partir destes objetivos, foi possível apreender esforços de reelaboração estética (gourmetização) dos produtos alimentares, associados a imagens de uma vida mais natural e a discursos que extrapolam o ato de alimentar-se da estrita dimensão nutricional. Nesta tarefa, elaboramos os conceitos de “iᴛdustrializaçãᴜ do ᴛatural” e de “ativismᴜ empreeᴛdedᴜr” da alimentação saudável. A pesquisa reuniu e analisou discursos e embalagens de produtos industriais vendidos como naturais/saudáveis e também imagens e discursos veiculados por perfis na plataforma Instagram participantes de uma rede de ativismo digital formada por empreendedores e empreendimentos da alimentação saudável.
Abstract: The greening of food demands and the politicization of food consumption led to the emergence of both a market for commercialized products as natural and healthy and a food activism that problematizes the forms of food production in the world, with its high ecological costs, high standards of food insecurity and nutritional and increasing exclusion of small farmers. In the context of research efforts in the socio-anthropology of consumption and critical studies of food, this thesis aims to: a) analyze the symbolic, aesthetic and discursive elements mobilized in the marketing and advertising strategies of industrial products classified under the label of natural, organic, integral, non-artificial, agroecological, without additives, artisanal, among other qualifications; and b) apprehend connectivity and cultural practices shared between entrepreneurs and ventures involved in a network of digital food activism on the Instagram platform, who participate in the market or economy of natural food in Brazil. From these objectives, it was possible to apprehend efforts of aesthetic re-elaboration (gourmetization) of food products, associated with images of a more natural life and speeches that extrapolate the act of eating from the strict nutritional dimension. In this task, we elaborate the concepts of “iᴛdustrializatiᴜᴛ ᴜf the ᴛatural” aᴛd “eᴛtrepreᴛeurial activism” ᴜf healthy eatiᴛg. The research gathered and analyzed speeches and packaging of industrial products sold as natural/healthy and also images and speeches conveyed by profiles on the Instagram platform participating in a network of digital activism formed by entrepreneurs and healthy eating ventures.
Keywords: Alimentação saudável
Industrialização do natural
Ativismo alimentar digital
Socioantropologia do consumo
Conectividades digitais
Healthy eating
Industrialization of the natural
Food activism digital
Socioanthropology of consumption
Digital Connectivity
Manger sainement 
Industrialisation du naturel
Activisme alimentaire numérique
Socioanthropologie de la consommation
Connectivité numérique
Alimentación saludable
Industrialización de lo natural
Activismo alimentario digital
Socioantropología del consumo
Conectividad digital
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32177
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

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