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dc.creator.IDCAVALCANTI, C. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4943670783711178pt_BR
dc.contributor.advisor1CUNHA, Luís Henrique Hermínio-
dc.contributor.advisor1IDCUNHA, Luis Henrique Herminiopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6991283096951332pt_BR
dc.contributor.referee1GOMES, Ramonildes Alves.-
dc.contributor.referee2BATISTA, Mercia Rejane Rangel.-
dc.contributor.referee3PORTILHO, Maria de fatima Ferreira.-
dc.contributor.referee4NIEDERLE, Paulo Andre.-
dc.description.resumoO esverdeamento das demandas alimentares e a politização do consumo de alimentos fizeram emergir tanto um mercado de produtos comercializados como naturais e saúdáveis quanto um ativismo alimentar que problematiza as formas de produção de alimentos no mundo, com seus altos custos ecológicos, elevados padrões de insegurança alimentar e nutricional e crescente exclusão de pequenos agricultores. No quadro dos esforços de investigação da socioantropologia do consumo e dos estudos críticos da alimentação, esta tese objetiva: a) analisar os elementos simbólicos, estéticos e discursivos mobilizados nas estratégias de marketing e publicidade dos produtos industriais classificados sob o rótulo de naturais, orgânicos, integrais, não artificiais, agroecológicos, sem aditivos, artesanais, entre outros qualificativos; e b) apreender conectividades e práticas culturais partilhadas entre empreendedores e empreendimentos envolvidos numa rede de ativismo alimentar digital na plataforma Instagram, que participam do mercado ou da economia da alimentação natural no Brasil. A partir destes objetivos, foi possível apreender esforços de reelaboração estética (gourmetização) dos produtos alimentares, associados a imagens de uma vida mais natural e a discursos que extrapolam o ato de alimentar-se da estrita dimensão nutricional. Nesta tarefa, elaboramos os conceitos de “iᴛdustrializaçãᴜ do ᴛatural” e de “ativismᴜ empreeᴛdedᴜr” da alimentação saudável. A pesquisa reuniu e analisou discursos e embalagens de produtos industriais vendidos como naturais/saudáveis e também imagens e discursos veiculados por perfis na plataforma Instagram participantes de uma rede de ativismo digital formada por empreendedores e empreendimentos da alimentação saudável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleDa industrialização do natural ao ativismo da alimentação saudável: mediações simbolícas e estéticas em tempos de conectividades digitais.pt_BR
dc.date.issued2022-03-15-
dc.description.abstractThe greening of food demands and the politicization of food consumption led to the emergence of both a market for commercialized products as natural and healthy and a food activism that problematizes the forms of food production in the world, with its high ecological costs, high standards of food insecurity and nutritional and increasing exclusion of small farmers. In the context of research efforts in the socio-anthropology of consumption and critical studies of food, this thesis aims to: a) analyze the symbolic, aesthetic and discursive elements mobilized in the marketing and advertising strategies of industrial products classified under the label of natural, organic, integral, non-artificial, agroecological, without additives, artisanal, among other qualifications; and b) apprehend connectivity and cultural practices shared between entrepreneurs and ventures involved in a network of digital food activism on the Instagram platform, who participate in the market or economy of natural food in Brazil. From these objectives, it was possible to apprehend efforts of aesthetic re-elaboration (gourmetization) of food products, associated with images of a more natural life and speeches that extrapolate the act of eating from the strict nutritional dimension. In this task, we elaborate the concepts of “iᴛdustrializatiᴜᴛ ᴜf the ᴛatural” aᴛd “eᴛtrepreᴛeurial activism” ᴜf healthy eatiᴛg. The research gathered and analyzed speeches and packaging of industrial products sold as natural/healthy and also images and speeches conveyed by profiles on the Instagram platform participating in a network of digital activism formed by entrepreneurs and healthy eating ventures.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32177-
dc.date.accessioned2023-10-19T13:17:09Z-
dc.date.available2023-10-19-
dc.date.available2023-10-19T13:17:09Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.subjectIndustrialização do naturalpt_BR
dc.subjectAtivismo alimentar digitalpt_BR
dc.subjectSocioantropologia do consumopt_BR
dc.subjectConectividades digitaispt_BR
dc.subjectHealthy eatingpt_BR
dc.subjectIndustrialization of the naturalpt_BR
dc.subjectFood activism digitalpt_BR
dc.subjectSocioanthropology of consumptionpt_BR
dc.subjectDigital Connectivitypt_BR
dc.subjectManger sainement pt_BR
dc.subjectIndustrialisation du naturelpt_BR
dc.subjectActivisme alimentaire numériquept_BR
dc.subjectSocioanthropologie de la consommationpt_BR
dc.subjectConnectivité numériquept_BR
dc.subjectAlimentación saludablept_BR
dc.subjectIndustrialización de lo naturalpt_BR
dc.subjectActivismo alimentario digitalpt_BR
dc.subjectSocioantropología del consumopt_BR
dc.subjectConectividad digitalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTI, Clarissa Marques.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom the industrialization of the natural to the activism of healthy eating: symbolic and aesthetic mediations in times of digital connectivity.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Clarissa Marques. Da industrialização do natural ao ativismo da alimentação saudável: mediações simbolícas e estéticas em tempos de conectividades digitais. 2022. 152 f. Tese (Doutora Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

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CLARISSA MARQUES CAVALCANTI - TESE (PPGCS) 2022.pdf4.28 MBAdobe PDFView/Open


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