Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32179
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, B. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4414353945891903pt_BR
dc.contributor.advisor1BERNARDO, Leomaques Francisco Silva.-
dc.contributor.advisor1IDBERNARDO, L. F. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9457954633151479pt_BR
dc.contributor.referee1GUEDES, Maria Joseane Felipe Guedes.-
dc.contributor.referee2HUANCA, Roger Rubens Huaman.-
dc.contributor.referee3LIMA, Romildo Nascimento de.-
dc.description.resumoNeste trabalho, pretendeu-se apresentar um estudo referente às contribuições das sequências didáticas para a resolução de problemas do 2º grau. A motivação do estudo partiu da inquietação, enquanto professor da rede pública, em que, percebeu-se notoriamente o processo de memorização dos alunos para resolverem problemas de diferentes naturezas. Deste modo, propomos como questão de investigação: Como as sequências didáticas, envolvendo a metodologia de Resolução de Problemas, podem contribuir para a aprendizagem de problemas do 2º grau? Delimitou-se como objetivo principal, desenvolver uma proposta de sequências didáticas buscando fortalecer as estratégias para resolução de situações-problema em turmas do 1º ano do Ensino Médio. Buscou-se, concomitantemente, realizar um levantamento histórico e bibliográĄco, propondo sequências didáticas que evidenciassem as diversas abordagens de resolução de situações-problema do 2º grau e as desenvolvendo; como também, identiĄcar e discutir acerca de suas contribuições. Espera-se que a vivência das sequências didáticas tenda a favorecer uma aprendizagem signiĄcativa, promovendo a compreensão dos conteúdos abordados. Assim, podendo contribuir com o ensino de matemática, bem como, com outras futuras investigações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleProblemas do 2º grau: Uma proposta de sequências didáticas sob a perspectiva da Metodologia de Resolução de Problemas.pt_BR
dc.date.issued2023-06-16-
dc.description.abstractIn this work will go through a study on the contributions of didactic sequences for solving 2nd-degree problems. The research motivation came from the concern, as a public school teacher, in which, it was noticed the studentsŠ memorization process to solve problems of diferent kinds. Therefore, we propose a research question: How can didactic sequences, involving the Problem-Solving methodology, contribute to the learning of 2nd-grade problems? The main objective was to develop a proposal of didactic sequences seeking to strengthen the strategies for solving problem situations in 1st-year high school classes. At the same time, a historical and bibliographical survey was carried out, proposing didactic sequences that would show the distinctive approaches to solving 2nd-degree problem-solving situations and developing them, as well as identifying and discussing their contributions. It is expected that the experience of the didactic sequences tends to favor signiĄcant learning, promoting the understanding of the content covered. As has been noted, it can contribute to the teaching of mathematics, a long with to other future investigations.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32179-
dc.date.accessioned2023-10-19T13:51:18Z-
dc.date.available2023-10-19-
dc.date.available2023-10-19T13:51:18Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectProblemas do 2º graupt_BR
dc.subjectSequências Didáticaspt_BR
dc.subjectProblem Solvingpt_BR
dc.subjectProblems of the 2nd degreept_BR
dc.subjectDidactic Sequencespt_BR
dc.subjectResolución de problemaspt_BR
dc.subjectProblemas de 2º gradopt_BR
dc.subjectSecuencias didácticaspt_BR
dc.subjectRésolution de problèmept_BR
dc.subjectProblèmes du 2ème degrépt_BR
dc.subjectSéquences didactiquespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Benildo Virginio de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProblems of the 2nd degree: A proposal for didactic sequences from the perspective of Problem Solving Methodology.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Benildo Virginio de. Problemas do 2º grau: Uma proposta de sequências didáticas sob a perspectiva da Metodologia de Resolução de Problemas. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Matemática.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BENILDO VIRGINIO DE SOUZA - DISSERTAÇÃO (PPGMAt) 2023.pdf2.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.