Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189
Title: | Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. |
Other Titles: | Comparative assessment of the performance of primary school students regarding computational thinking skills. |
???metadata.dc.creator???: | RODRIGUES, Ravenna Lins. FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. |
Keywords: | Pensamento computacional;Metodologia ativa;Programação em blocos;App Inventor;Alunos do ensino básico;Computational thinking;Active methodology;Block programming;Elementary school students |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | RODRIGUES, Ravenna Lins; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O pensamento computacional tem sido considerado uma das principais competências para prosperar em um mundo tecnológico, e diversas iniciativas têm surgido visando o seu desenvolvimento desde a educação básica. Sua inserção nas escolas possibilita a aquisição de habilidades necessárias à resolução de problemas, podendo apoiar e relacionar-se com outras ciências. Nesse contexto o presente trabalho objetivou quantificar o desempenho prévio e posterior ao curso “ProgramAção” de alunos pertencentes ao ensino médio, mediante a aplicação de teste. O referido teste, foi desenvolvido por Román-González (2015), este é composto por 28 questões, as quais tenta identificar a habilidade de formação e solução de problemas, baseando-se nos conceitos fundamentais da Computação. Apesar do tamanho da amostra não ser estatisticamente significativo, os resultados apontam a eficácia da oficina em relação à aprendizagem de conteúdos de computação o que pode ser usado de forma a melhorar o ensino da computação na Educação Básica. |
Keywords: | Pensamento computacional Metodologia ativa Programação em blocos App Inventor Alunos do ensino básico Computational thinking Active methodology Block programming Elementary school students |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Engenharia de Produção. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189 |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AVALIAÇÃO COMPARATIVA DO DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO BÁSICO - ANAIS VIII SIMEP ARTIGO 2020.pdf | Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. - Anais VIII Simep Artigo 2020 | 155.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.