Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO pensamento computacional tem sido considerado uma das principais competências para prosperar em um mundo tecnológico, e diversas iniciativas têm surgido visando o seu desenvolvimento desde a educação básica. Sua inserção nas escolas possibilita a aquisição de habilidades necessárias à resolução de problemas, podendo apoiar e relacionar-se com outras ciências. Nesse contexto o presente trabalho objetivou quantificar o desempenho prévio e posterior ao curso “ProgramAção” de alunos pertencentes ao ensino médio, mediante a aplicação de teste. O referido teste, foi desenvolvido por Román-González (2015), este é composto por 28 questões, as quais tenta identificar a habilidade de formação e solução de problemas, baseando-se nos conceitos fundamentais da Computação. Apesar do tamanho da amostra não ser estatisticamente significativo, os resultados apontam a eficácia da oficina em relação à aprendizagem de conteúdos de computação o que pode ser usado de forma a melhorar o ensino da computação na Educação Básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.titleAvaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189-
dc.date.accessioned2023-10-19T21:31:58Z-
dc.date.available2023-10-19-
dc.date.available2023-10-19T21:31:58Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectProgramação em blocospt_BR
dc.subjectApp Inventorpt_BR
dc.subjectAlunos do ensino básicopt_BR
dc.subjectComputational thinkingpt_BR
dc.subjectActive methodologypt_BR
dc.subjectBlock programmingpt_BR
dc.subjectElementary school studentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Ravenna Lins.-
dc.creatorFARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComparative assessment of the performance of primary school students regarding computational thinking skills.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Ravenna Lins; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVALIAÇÃO COMPARATIVA DO DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO BÁSICO - ANAIS VIII SIMEP ARTIGO 2020.pdfAvaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. - Anais VIII Simep Artigo 2020155.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.