Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O pensamento computacional tem sido considerado uma das principais competências para prosperar em um mundo tecnológico, e diversas iniciativas têm surgido visando o seu desenvolvimento desde a educação básica. Sua inserção nas escolas possibilita a aquisição de habilidades necessárias à resolução de problemas, podendo apoiar e relacionar-se com outras ciências. Nesse contexto o presente trabalho objetivou quantificar o desempenho prévio e posterior ao curso “ProgramAção” de alunos pertencentes ao ensino médio, mediante a aplicação de teste. O referido teste, foi desenvolvido por Román-González (2015), este é composto por 28 questões, as quais tenta identificar a habilidade de formação e solução de problemas, baseando-se nos conceitos fundamentais da Computação. Apesar do tamanho da amostra não ser estatisticamente significativo, os resultados apontam a eficácia da oficina em relação à aprendizagem de conteúdos de computação o que pode ser usado de forma a melhorar o ensino da computação na Educação Básica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia de Produção. | pt_BR |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.title | Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189 | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-19T21:31:58Z | - |
dc.date.available | 2023-10-19 | - |
dc.date.available | 2023-10-19T21:31:58Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject | Programação em blocos | pt_BR |
dc.subject | App Inventor | pt_BR |
dc.subject | Alunos do ensino básico | pt_BR |
dc.subject | Computational thinking | pt_BR |
dc.subject | Active methodology | pt_BR |
dc.subject | Block programming | pt_BR |
dc.subject | Elementary school students | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | RODRIGUES, Ravenna Lins. | - |
dc.creator | FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparative assessment of the performance of primary school students regarding computational thinking skills. | pt_BR |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Ravenna Lins; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AVALIAÇÃO COMPARATIVA DO DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO BÁSICO - ANAIS VIII SIMEP ARTIGO 2020.pdf | Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. - Anais VIII Simep Artigo 2020 | 155.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.