Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32197
Title: Cadê meu quadro? Evidências sobre o estudo do ensino de Engenharia de Produção.
Other Titles: Where is my painting? Evidence on the study of Production Engineering teaching.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, José Augusto.
SIQUEIRA, Letícia Bettoni.
OLIVEIRA, Izadora Ribeiro e Garcia de.
SANTOS, Lauriene Teixeira.
MARTINS, Augusto Chaves.
Keywords: Ensino de Engenharia de Produção;Metodologias ativas;Docência - Engenharia de Produção;Pesquisa em base de dados;Web of Science - base de dados;Base de dados Web of Science;Scopus - base de dados;Base de dados Scopus;Aprendizado baseado em problemas e projetos;Teaching Production Engineering;Active methodologies;Teaching - Production Engineering;Database search;Web of Science - database;Scopus - database;Problem- and project-based learning
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, José Augusto; SIQUEIRA, Letícia Bettoni; OLIVEIRA, Izadora Ribeiro e Garcia de; SANTOS, Lauriene Teixeira; MARTINS, Augusto Chaves. Cadê meu quadro? evidências sobre o estudo do ensino de Engenharia de Produção. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32197
???metadata.dc.description.resumo???: Frente a necessidade de construir cursos de graduação que reduzam as distâncias entre academia e prática, e ao mesmo tempo desenvolvam alunos conforme as necessidades de mercado, este artigo teve como objetivo identificar quais são as técnicas e métodos não tradicionais que logram êxito no ambiente de ensino da Engenharia de Produção. Para tanto, empreendeu-se um estudo de revisão nas bases de conhecimento Web of Science e Scopus. Foram identificadas uma série de técnicas e métodos que vêm sendo aplicados nas salas de aula de Engenharia de Produção, destacando-se: ao learnstruments, as simulações computacionais e não computacionais, o Project Based Learning, o aprendizado baseado em problemas e projetos, os casos didáticos, os games e os kaizens.
Keywords: Ensino de Engenharia de Produção
Metodologias ativas
Docência - Engenharia de Produção
Pesquisa em base de dados
Web of Science - base de dados
Base de dados Web of Science
Scopus - base de dados
Base de dados Scopus
Aprendizado baseado em problemas e projetos
Teaching Production Engineering
Active methodologies
Teaching - Production Engineering
Database search
Web of Science - database
Scopus - database
Problem- and project-based learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32197
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CADÊ MEU QUADRO - ANAIS VIII SIMEP ARTIGO 2020.pdfCadê meu quadro? evidências sobre o estudo do ensino de Engenharia de Produção. - Anais VIII Simep Artigo 2020155.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.