Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212
Title: Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio.
Other Titles: Comparative study of learning programming logic between elementary and high school students.
???metadata.dc.creator???: VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves.
MOURA, Bruno Victor Delmondes de.
FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
Keywords: Programação para celular;Linguagem de blocos;Aplicativos;Inclusão digital;Plataforma MIT App Inventor;Lógica e pensamento computacional;Pensamento computacional;Mobile programming;Block language;Applications;Digital inclusion;MIT App Inventor Platform;Logic and computational thinking;Computational thinking
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VENTURA, Andressa Hélen Gonçalves; MOURA, Bruno Victor Delmondes de; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212
???metadata.dc.description.resumo???: Atualmente, com a globalização e o surgimento constante de novas tecnologias, se faz necessária a implantação de uma nova visão para o sistema educacional, buscando a adoção de novos métodos de ensino computacional para divulgar novos conteúdos entre os jovens. Um equívoco comum na divulgação de conhecimentos sobre novas tecnologias, é apresentar conteúdos gerais, sem levar em consideração o conhecimento prévio dos alunos e a faixa etária dos mesmos, acarretando em baixo aprendizado e desistência durante o período de aulas. Com isso, o presente estudo objetiva a utilização de uma abordagem comparativa baseada em dados reais, coletados em duas escolas da rede pública de ensino de uma cidade do interior da Paraíba, com alunos do ensino fundamental II e do ensino médio, a fim de proporcionar a Inclusão Digital através da Lógica e Programação com o uso da plataforma MIT App Inventor. Com o auxílio de um Questionário on-line sobre Lógica e Pensamento Computacional foi proposto obter o nível de conhecimento prévio dos alunos e elaborar material didático adequado para cada faixa etária de acordo com a nível de conhecimento existente.
Keywords: Programação para celular
Linguagem de blocos
Aplicativos
Inclusão digital
Plataforma MIT App Inventor
Lógica e pensamento computacional
Pensamento computacional
Mobile programming
Block language
Applications
Digital inclusion
MIT App Inventor Platform
Logic and computational thinking
Computational thinking
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTUDO COMPARATIVO DE APRENDIZAGEM DE LÓGICA - ANAIS VIII SIMEP ARTIGO 2020.pdfEstudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. - Anais VIII SIMEP Artigo 2020425.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.