Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoAtualmente, com a globalização e o surgimento constante de novas tecnologias, se faz necessária a implantação de uma nova visão para o sistema educacional, buscando a adoção de novos métodos de ensino computacional para divulgar novos conteúdos entre os jovens. Um equívoco comum na divulgação de conhecimentos sobre novas tecnologias, é apresentar conteúdos gerais, sem levar em consideração o conhecimento prévio dos alunos e a faixa etária dos mesmos, acarretando em baixo aprendizado e desistência durante o período de aulas. Com isso, o presente estudo objetiva a utilização de uma abordagem comparativa baseada em dados reais, coletados em duas escolas da rede pública de ensino de uma cidade do interior da Paraíba, com alunos do ensino fundamental II e do ensino médio, a fim de proporcionar a Inclusão Digital através da Lógica e Programação com o uso da plataforma MIT App Inventor. Com o auxílio de um Questionário on-line sobre Lógica e Pensamento Computacional foi proposto obter o nível de conhecimento prévio dos alunos e elaborar material didático adequado para cada faixa etária de acordo com a nível de conhecimento existente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.titleEstudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212-
dc.date.accessioned2023-10-20T23:10:34Z-
dc.date.available2023-10-20-
dc.date.available2023-10-20T23:10:34Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectProgramação para celularpt_BR
dc.subjectLinguagem de blocospt_BR
dc.subjectAplicativospt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectPlataforma MIT App Inventorpt_BR
dc.subjectLógica e pensamento computacionalpt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectMobile programmingpt_BR
dc.subjectBlock languagept_BR
dc.subjectApplicationspt_BR
dc.subjectDigital inclusionpt_BR
dc.subjectMIT App Inventor Platformpt_BR
dc.subjectLogic and computational thinkingpt_BR
dc.subjectComputational thinkingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVENTURA, Andressa Hélen Gonçalves.-
dc.creatorMOURA, Bruno Victor Delmondes de.-
dc.creatorFARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComparative study of learning programming logic between elementary and high school students.pt_BR
dc.identifier.citationVENTURA, Andressa Hélen Gonçalves; MOURA, Bruno Victor Delmondes de; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Estudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32212pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTUDO COMPARATIVO DE APRENDIZAGEM DE LÓGICA - ANAIS VIII SIMEP ARTIGO 2020.pdfEstudo comparativo de aprendizagem de lógica de programação entre alunos de ensino fundamental e médio. - Anais VIII SIMEP Artigo 2020425.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.