Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32225
Title: Os desafios da inclusão escolar na percepção de professores do Munícipio de Cuité - PB.
Other Titles: The challenges of school inclusion in the perception of teachers from the Municipality of Cuité - PB.
Los desafíos de la inclusión escolar en la percepción de docentes del Municipio de Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Junielly soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: COSTA, Nayara Tatiana Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeiro.
Keywords: Educação Inclusiva;Profissão docente;Desafios;Inclusive education;Teaching profession;Challenges;Educación inclusiva;Profesión docente
Issue Date: 13-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Junielly Soares. Os desafios da inclusão escolar na percepção de professores do Munícipio de Cuité - PB. 2019. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais é um assunto discutido mundialmente, a legislação é clara quanto aos direitos do aluno em ser acolhido e matriculado nas instituições de ensino, mas não é suficiente esse acolhimento, posto que é necessário que haja desenvolvimento e aprendizagem significativa. Sendo assim, buscou-se, no presente estudo, compreender desafios da educação inclusiva na percepção de professores da primeira etapa do ensino fundamental, analisando as dificuldades e possibilidades das propostas de inclusão no cotidiano escolar. Diante disso, os objetivos do estudo foram: identificar o que pensam os professores sobre inclusão nos anos iniciais do ensino fundamental; verificar as dificuldades encontradas diante dos alunos com necessidades educacionais especiais; discutir as possibilidades elencadas para trabalhar na perspectiva inclusiva com as demandas desta realidade. Para o alcance dos objetivos, além de estudo bibliográfico, foi realizada uma pesquisa de campo com professores de uma escola da rede municipal de ensino do município de Cuité- PB. O publico alvo da pesquisa foram nove professores que possuíam, no mínimo, um aluno com deficiência na turma em que leciona. O estudo foi realizado através de uma pesquisa qualitativa e para coleta de dados utilizou-se questionários semiestruturados. Os resultados da pesquisa apontaram que, apesar de favoráveis à inclusão de alunos com deficiência no ensino comum, os professores evidenciam algumas dificuldades como a falta de formação voltada à inclusão, salas de aula numerosa, falta de apoio da família e de profissionais especializados e também a falta de recursos e investimentos. Os resultados mostraram o quanto a educação inclusiva é desafiadora para os professores entrevistados, sendo possível constatar as dificuldades vivenciadas por cada um deles. Entretanto, apesar de todos os obstáculos, os educadores tentam fazer seu trabalho de forma a garantir uma educação de qualidade aos seus alunos.
Abstract: The school inclusion of students with special educational needs is a matter discussed worldwide, the legislation is clear as to the rights of the student to be welcomed and enrolled in educational institutions, but this is not enough, since there is a need for development and learning significant. Thus, the present study aimed to understand the challenges of inclusive education in the perception of teachers of the first stage of elementary school, analyzing the difficulties and possibilities of inclusion proposals in school everyday. Faced with this, the objectives of the study were: to identify what teachers think about inclusion in the initial years of elementary education; to verify the difficulties faced by students with special educational needs; discuss the possibilities listed to work in an inclusive perspective with the demands of this reality. To reach the objectives, in addition to a bibliographic study, a field survey was carried out with teachers from a school in the city of Cuité-PB. The target audience of the survey were nine teachers who had at least one student with a disability in the class they teach. The study was carried out through a qualitative research and semi-structured questionnaires were used for data collection. The results of the research showed that, despite the fact that they favor the inclusion of students with disabilities in common education, teachers show some difficulties, such as a lack of education for inclusion, large classrooms, lack of family support and specialized professionals, and lack of resources and investments. The results showed how inclusive education is challenging for the teachers interviewed, and it is possible to verify the difficulties experienced by each one of them. However, despite all obstacles, educators try to do their jobs in a way that ensures quality education for their students.
???metadata.dc.description.resumen???: La inclusión escolar de alumnos con necesidades educativas especiales es un tema debatido A nivel mundial, la legislación es clara respecto a los derechos del estudiante a ser acogido y matriculado en las instituciones educativas, pero esta recepción no es suficiente, ya que es necesario que hay un desarrollo y aprendizaje significativo. Por lo tanto, buscamos, en el presente estudiar, comprender los desafíos de la educación inclusiva en la percepción de los docentes de educación primaria etapa de educación primaria, analizando las dificultades y posibilidades de las propuestas inclusión en la vida escolar cotidiana. Por lo tanto, los objetivos del estudio fueron: identificar qué los docentes piensan en la inclusión en los primeros años de la escuela primaria; Compruebe el dificultades encontradas por estudiantes con necesidades educativas especiales; discutir las posibilidades enumeradas para trabajar desde una perspectiva inclusiva con las demandas de este realidad. Para alcanzar los objetivos, además de un estudio bibliográfico, se realizó un investigación de campo con docentes de un colegio de la red educativa municipal de la ciudad de Cuité-PB. El público objetivo de la investigación fueron nueve profesores que tenían al menos un estudiante con discapacidad en la clase en la que enseña. El estudio se llevó a cabo a través de un La investigación cualitativa y la recolección de datos utilizaron cuestionarios semiestructurados. Tú Los resultados de la investigación mostraron que, a pesar de ser favorable a la inclusión de estudiantes con deficiencia en la educación común, los docentes destacan algunas dificultades como la falta formación centrada en la inclusión, aulas grandes, falta de apoyo familiar y profesionales especializados y también la falta de recursos e inversiones. Los resultados mostró cuán desafiante es la educación inclusiva para los docentes entrevistados, permitiendo ver las dificultades vividas por cada uno de ellos. Sin embargo a pesar todos los obstáculos, los educadores intentan hacer su trabajo de tal manera que garanticen una educación de calidad a sus estudiantes.
Keywords: Educação Inclusiva
Profissão docente
Desafios
Inclusive education
Teaching profession
Challenges
Educación inclusiva
Profesión docente
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32225
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUNIELLY SOARES SILVA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2019.pdfJunielly Soares Silva -TCC Licenciatura em Química CES 2019552.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.