Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32238
Title: | Manage With Me 1.0: metodologia lúdica no processo de ensino. |
Other Titles: | Manage With Me 1.0: playful methodology in the teaching process. |
???metadata.dc.creator???: | BEZERRA, Isamara de Melo Dantas. |
Keywords: | Prática lúdica;Ludismo;Gamificação;Jogo e ensino de Engenharia de Produção;Almoxarifado;Metodologias ativas;Gestão de estoques;Curva ABC;Playful practice;Luddism;Gamification;Game and teaching of Production Engineering;Warehouse;Active methodologies;Inventory management;ABC curve |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BEZERRA, Isamara de Melo Dantas. Manage With Me 1.0: metodologia lúdica no processo de ensino. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32238 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Organizações buscam cada vez mais introduzir metodologias que aprimorem seus processos produtivos, proporcionando uma maior fluidez no mercado consumidor. A partir desta perspectiva, se faz necessário o investimento em metodologias ativas de ensino, buscando potencializar o aprimoramento de habilidades dos futuros profissionais. O Manage With Me 1.0, consiste em uma simulação realista, que busca desenvolver e aprimorar a capacidade dos jogadores realizarem as atividades contidas em um almoxarifado, de forma lúdica. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento dos jogadores e para a formação de novos profissionais com maior entendimento do almoxarifado e as práticas realizadas para o seu gerenciamento. Foram utilizadas metodologias ativas, visto que contribuem com efeitos positivos no processo de ensino-aprendizagem. O contato com a problemática desperta nos jogadores o interesse em solucionar os conflitos e ultrapassar os obstáculos apresentados no jogo. A elaboração do Manage With Me 1.0 resultou em um jogo totalmente flexível, podendo integrar futuramente novas disciplinas que estejam presentes na grade curricular do grupo de discentes que o joguem, possibilitando sua utilização em outras áreas. |
Keywords: | Prática lúdica Ludismo Gamificação Jogo e ensino de Engenharia de Produção Almoxarifado Metodologias ativas Gestão de estoques Curva ABC Playful practice Luddism Gamification Game and teaching of Production Engineering Warehouse Active methodologies Inventory management ABC curve |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Engenharia de Produção. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32238 |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MANAGE WITHE ME 1.0 - METODOLOGIA LÚDICA - ANAIS VIII SIMEP ARTIGO 2020.pdf | Manage With Me 1.0: metodologia lúdica no processo de ensino. - Anais VIII SIMEP Artigo 2020 | 253.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.