Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3224
Title: Identificação e sintonia PID em malha fechada.
Other Titles: Identification and tuning PID in closed loop.
???metadata.dc.creator???: ACIOLI JÚNIOR, George.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARROS, Péricles Rezende.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Antonio Marcus Nogueira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: JACOBINA, Cursino Brandão.
Keywords: Sistemas de Controle.;Identificação de Sistemas.;Sintonia PID.;Control system.;Identification of Systems.;PID tuning.
Issue Date: 6-Jun-2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ACIOLI JÚNIOR, George. Identificação e sintonia PID em malha fechada. 2007. 129f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho são apresentadas contribuições para as áreas de identificação em malha fechada de sistemas com atraso no domínio do tempo e sintonia de controladores PID por moldagem da função do ganho de malha. Um método de identificação em malha fechada proposto utiliza a abordagem da correlação cruzada para definir de forma automática o intervalo de procura pelo atraso necessário no algoritmo de estimação dos parâmetros do modelo. Esse método utiliza uma sinal composto como excitação. Outro método de identificação em malha fechada é proposto. Este método utiliza restrições de igualdade na freqüência e um experimento baseado no método do relé para excitar a malha fechada. Em ambos os métodos de identificação, utiliza-se mínimos quadrados para o cálculo dos parâmetros do modelo. Na sintonia de controladores PID utiliza-se a abordagem clássica de moldagem da função de transferência do ganho de malha. Nesse sentido, um procedimento de otimização dos parâmetros do controlador é apresentado e duas especificações para a função de malha são avaliadas.
Abstract: In this work contributions to closed-loop continuous dead-time system identification and loop shaping PID controller tuning are presented. A method of closed-loop identification proposed uses cross-correlation approach to automatically define a range for dead-time search necessary in the model parameter estimate algorithm. This method uses a compose signal as excitation. Another closed-loop identification method is proposed. This method uses equality frequency constraints and a relay experiment as closed-loop excitation. In both identification methods, it is used least-squares minimization in model parameter estimation. In PID controller tuning a classical loop shaping design approach is used. In that sense, a controller parameter optimization procedure is presented and two specifications for loop transfer function are evaluated.
Keywords: Sistemas de Controle.
Identificação de Sistemas.
Sintonia PID.
Control system.
Identification of Systems.
PID tuning.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3224
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GEORGE ACIOLI JÚNIOR - DISSERTAÇÃO PPGEE 2007.pdfGeorge Acioli Júnior - Dissertação PPGEE 20071.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.