Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32265
Title: O ensino remoto em escolas cidadãs integrais no Estado da Paraíba: uma análise acerca da precarização do trabalho docente e seu impacto no ensino de sociologia.
Other Titles: Remote teaching in full citizen schools in the State of Paraíba: an analysis of the precariousness of teaching work and its impact on sociology teaching.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Kamilla Rocha.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Luciano.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PAULO , Maria de Assunção Lima de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA , Valmir.
Keywords: Precarização;Trabalho docente;Ensino de sociologia;Precariousness;Teaching work;Teaching sociology;Precariedad;Trabajo docente;Enseñanza de la sociología;Précarité;Travail d'enseignement;Enseigner la sociologie
Issue Date: 30-May-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Kamilla Rocha. O ensino remoto em escolas cidadãs integrais no Estado da Paraíba: uma análise acerca da precarização do trabalho docente e seu impacto no ensino de sociologia. 2023. 140 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede PROFSOCIO) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como foco a análise das condições de trabalho dos/as professores/as de Sociologia, em Escolas Cidadãs Integrais do Estado da Paraíba, em tempos de distanciamento social, refletindo sobre como as demandas do ensino remoto afetaram a aprendizagem da disciplina, a partir da experiência vivenciada por professores/as e estudantes nesse cenário. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio da análise bibliográfica e documental. Considerando a abordagem e o tipo de pesquisa escolhido, elegemos o relato de experiência como importante fonte, e enquanto técnicas de coleta de dados, o questionário e a entrevista. Os resultados da investigação indicaram que o ensino remoto aprofundou a precarização do trabalho dos/as professores/as de Sociologia, revelando o processo de alienação que o trabalho docente assume nesse contexto. Esse fenômeno acabou afetando a aprendizagem dos/as alunos/as, submetidos também a condições precárias de estudo. Objetivando um maior destaque da disciplina de Sociologia e levando em consideração as problemáticas apresentadas, propomos após o desenvolvimento da pesquisa, a realização de uma intervenção pedagógica a partir da elaboração de uma disciplina eletiva, a ser ministrada nas ECIs, a fim de fortalecer a presença da Sociologia tanto no ensino presencial, quanto no ensino remoto. Apresentando um panorama desse modelo de ensino, no contexto da pandemia, o estudo expressa as condições de trabalho docente durante o isolamento social, ao mesmo tempo que revela as dificuldades sofridas pelos estudantes, abrindo espaço para um debate mais profundo sobre como enfrentar as adversidades e desafios que foram postos.
Abstract: The present study focused on the analysis of the working conditions of Sociology teachers, in ECIs in the State of Paraíba, in times of social detachment, reflecting on how the demands of remote teaching affected the learning of the subject, based on the experience lived by teachers and students in this scenario. The methodology adopted was qualitative research, by means of bibliographic and documental analysis. Considering the approach and the type of research chosen, we elected the experience report as an important source, and as data collection techniques, the questionnaire and the interview. The results of the investigation indicated that remote teaching deepened the precariousness of the work of Sociology teachers, revealing the process of alienation that the teaching work assumes in this context. This phenomenon ended up affecting the students' learning, who were also submitted to precarious study conditions. Aiming at a greater highlight of the Sociology discipline and taking into account the problems presented, we propose, after the research development, the realization of a pedagogical intervention from the elaboration of an elective discipline, to be taught in the ECIs, in order to strengthen the presence of Sociology both in face-to-face teaching and in remote teaching. By presenting an overview of this teaching model, in the context of the pandemic, the study expresses the conditions of teachers' work during social isolation, while revealing the difficulties suffered by students, opening space for a deeper debate on how to face the adversities and challenges that were posed.
Keywords: Precarização
Trabalho docente
Ensino de sociologia
Precariousness
Teaching work
Teaching sociology
Precariedad
Trabajo docente
Enseñanza de la sociología
Précarité
Travail d'enseignement
Enseigner la sociologie
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32265
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAMILLA ROCHA FERREIRA - DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2023.pdf4.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.