Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32267
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCARMO, J. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0257738514494140pt_BR
dc.contributor.advisor1VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.-
dc.contributor.advisor1IDVILLOTA, J. M. J. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2127724493136540pt_BR
dc.contributor.referee1GONÇALVES, Danielly Nilin.-
dc.contributor.referee2PAULO, Maria de Assunção Lima de.-
dc.contributor.referee3LADOSK, Mário Henrique Guedes.-
dc.description.resumoCom o intuito de contribuir para que a escola seja um lugar de acolhimento para mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos -EJA- este trabalho tem como objetivo produzir material pedagógico (em formato de e-book) que possa auxiliar docentes na promoção de ações voltadas ao combate às causas de evasão escolar dessas mulheres. Para tanto, procuramos compreender as dificuldades que as estudantes da EJA da E. E. E. F. e M. EJA Prof.º Geraldo Lafayette Bezerra, em João Pessoa (PB), enfrentam para permanecer e concluir seus estudos. Para dar embasamento teórico a essa pesquisa, dialogamos com autores como Heilborn e Sorj (1999), Louro (2017), Saffioti, (1987), Bourdieu (2012), Hill Collins e Bilge (2021) e Judith Butler (2017), Paulo Freire (1996, 1897, 2000). Entre outros, nossa pesquisa visa responder os seguintes questionamentos: quais são as dificuldades que uma mulher enfrenta para chegar até a sala de aula? Essas dificuldades são diferentes das dos homens? Existe algum direito, garantido às mulheres, sendo negligenciado? Quais são os motivos que as fazem desistir (e se evadirem) da EJA, elas têm relação com políticas públicas? Como resultado, temos as análises e conceitos sociológicos que trazem luz sobre as questões analíticas de gênero, evasão escolar, violência doméstica e políticas públicas na modalidade de EJA da educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDEpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia.pt_BR
dc.titleGênero e evasão escolar: impedimentos que mulheres enfrentam para concluir os estudos na educação de jovens e adultos.pt_BR
dc.date.issued2023-08-25-
dc.description.abstractIn order to contribute to the school being a welcoming place for women students of Youth and Adult Education -EJA- this work aims to produce pedagogical material (in ebook format) that can help teachers in promoting actions aimed at combating the causes of school dropout of these women. Therefore, we try to understand the difficulties that the students of the EJA of E. E. E. F. and M. EJA Prof.º Geraldo Lafayette Bezerra, in João Pessoa (PB), face to stay and complete their studies. To provide a theoretical basis for this research, we dialogued with authors such as Heilborn e Sorj (1999), Louro (2017), Saffioti, (1987), Bourdieu (2012), Hill Collins e Bilge (2021) e Judith Butler (2017), Paulo Freire (1996, 1897, 2000). Among others, our research aims to answer the following questions: what are the difficulties a woman faces to get to the classroom? Are these difficulties different from those of men? Is there any right, guaranteed to women, being neglected? What are the reasons that make them give up (and evade) EJA, are they related to public policies? As a result, we have sociological analyzes and concepts that shed light on the analytical issues of gender, school dropout, domestic violence and public policies in the EJA modality of basic education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32267-
dc.date.accessioned2023-10-23T20:23:21Z-
dc.date.available2023-10-23-
dc.date.available2023-10-23T20:23:21Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectAbandono escolarpt_BR
dc.subjectGenrept_BR
dc.subjectÉducationpt_BR
dc.subjectDécrochage scolairept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARMO, Jeane Noronha do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGender and school dropout: obstacles that women face in completing their studies in youth and adult education.pt_BR
dc.identifier.citationCARMO, Jeane Noronha do. Gênero e evasão escolar: impedimentos que mulheres enfrentam para concluir os estudos na educação de jovens e adultos. 2023. 136 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede PROFSOCIO) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEANE NORONHA DO CARMO - DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2023.pdf9.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.