Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32334
Title: Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023).
Other Titles: Schooling and experiences and teaching at Carlota Barreira school - Areia - PB (2011-2023).
Escolaridad y experiencias y docencia en el colegio Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023).
???metadata.dc.creator???: NUNES, Anna Karollyne Feitosa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
Keywords: Memória;Relato de experiência;Estágio supervisionado;História;Memory;Experience report;Supervised internship;History;Prácticas supervisadas
Issue Date: 17-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NUNES, Anana Karollyne Feitosa. Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023). 2023. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32334
???metadata.dc.description.resumo???: Neste relato, proponho uma reflexão a respeito da minha formação básica e das experiências na graduação, assim como também, os desafios e vivências no estágio da disciplina de Prática de Ensino de História, do curso em Licenciatura em História da Universidade Federal de Campina Grande, realizado na cidade de Areia-PB, no ano de 2023. A escolha deste objeto de pesquisa se deu partindo do intuito de trazer análises e reflexões sobre a importância do estágio no curso de licenciatura em história e/ou em qualquer formação docente, assim como os desafios de ensino enfrentados diariamente pelo professor. Como documentação, utilizo registros do meu acervo pessoal como fotografias enquanto aluna das escolas em que estudei e registros dos momentos em que realizei o estágio, assim como imagem do questionário respondido pelos alunos durante a prática do estágio. Para concretização do presente relato, dialogo com os conceitos propostos por Foucault (1993), relacionados às práticas da escrita de si; as ideias de Michel Pollak (1992) sob a perspectiva de memória e identidade e, as reflexões sobre prática pedagógica desenvolvida por Paulo Freire (1996).
Abstract: In this report, I propose a reflection on my basic training and the undergraduate experiences, as well as the challenges and experiences in internship of the History Teaching Practice discipline, of the Bachelor's degree course in History from the Federal University of Campina Grande, held in the city of Areia-PB, in the year 2023. The choice of this research object was starting with the aim of bringing analyzes and reflections on the importance of the internship in the history degree course and/or in any teaching training, as well as such as the teaching challenges faced daily by the teacher. As documentation, I use records from my personal collection such as photographs as a student at the schools where I studied and records of the moments when I carried out the internship, as well as an image of the questionnaire answered by the students during the internship practice. To complete this report, I spoke with the concepts proposed by Foucault (1993), related to writing practices of yourself; the ideas of Michel Pollak (1992) from the perspective of memory and identity and, reflections on pedagogical practice developed by Paulo Freire (1996).
???metadata.dc.description.resumen???: En este informe propongo una reflexión sobre mi formación básica y la experiencias de pregrado, así como los desafíos y experiencias en pasantía de la disciplina Práctica Docente de Historia, de la carrera de Licenciatura en Historia de la Universidad Federal de Campina Grande, realizada en la ciudad de Areia-PB, en el año 2023. La elección de este objeto de investigación fue partiendo del objetivo de traer análisis y reflexiones sobre la importancia de la pasantía en la carrera de Historia y/o en cualquier formación docente, así como como los desafíos didácticos que enfrenta diariamente el docente. Como documentación, utilizo registros de mi colección personal como fotografías como estudiante en las escuelas donde estudié y registros de los momentos en que Realicé las prácticas, así como una imagen del cuestionario respondido por los alumnos. durante la práctica de la pasantía. Para completar este informe, hablé con los conceptos propuestos por Foucault (1993), relacionados con las prácticas de escritura de ti mismo; las ideas de Michel Pollak (1992) desde la perspectiva de la memoria y Identidad y reflexiones sobre la práctica pedagógica desarrolladas por Paulo. Freire (1996).
Keywords: Memória
Relato de experiência
Estágio supervisionado
História
Memory
Experience report
Supervised internship
History
Prácticas supervisadas
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32334
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNA KAROLLYNE FEITOSA NUNES - TCC RELATO DE EXPERIÊNCIA LICENCIATURA HISTÓRIA CH 2023.pdfAnna Karollyne Feitosa Nunes - TCC Relato de Experiência Licenciatura História CH 20231.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.