Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32338
Title: Uma apresentação da construção dos números reais usando sequência de Cauchy para os professores do Ensino Básico.
Other Titles: A presentation of the construction of real numbers using Cauchy sequence for Basic Education teachers.
???metadata.dc.creator???: TEODISTA, José Cláudio da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LOURÊDO , Aldo Trajano.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Romildo Nascimento.
Keywords: Sequências de Cauchy;Números reais;Professor do Ensino Médio;Cauchy sequences;Real numbers;Middle School Teacher;Secuencias de Cauchy;Numeros reales;Profesor de instituto;Séquences de Cauchy;Nombres réels;Professeur de lycée
Issue Date: 7-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TEODISTA, José Cláudio da Silva. Uma apresentação da construção dos números reais usando sequência de Cauchy para os professores do Ensino Básico. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho, faremos a construção formal dos números reais utilizando classes de equivalências de sequências de Cauchy de números racionais. Essa construção visa atender aos professores do Ensino Fundamental e Médio, trazendo uma apresentação com notações que facilitem a compreensão, diferentemente de outras apresentações que trazem uma notação muito simplificada, mas que dificultam ao leitor uma compreensão sólida do tema. Fizemos também um estudo de como esse tema é tratado no Ensino Básico, por meio da análise de livros didáticos e sites da internet (que na atualidade é uma das principais fontes de pesquisa para alunos e professores). Também pesquisamos sobre as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ligadas aos número reais. Apresentamos os número racionais e suas deficiências, o que justifica a necessidade da completude desse conjunto por meio dos números irracionais. Supondo já conhecidas as expressões decimais finitas ou infinitas e periódicas, pois representam números que podem ser colocados na forma de fração com numerador e denominador inteiros (denominador diferente de zero), nesse trabalho daremos sentido também às expressões decimais infinitas e não periódicas o que ampliará o entendimento de número para além do conjunto dos número racionais.
Abstract: In this work we will make the formal construction of real numbers using equivalence classes of Cauchy sequences of rational numbers. This construction aims to serve elementary and high school teachers, presenting a presentation with notations that facilitate understanding, unlike other presentations that present a very simplified notation, but that make it difficult for the reader to have a solid understanding of the subject. We also did a study of how this topic is treated in Basic Education, through the analysis of textbooks and internet sites (which is currently one of the main sources of research for students and teachers). We also researched the skills of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) linked to the real ones. We present the rational numbers and their deficiencies, which justifies the need for the completeness of this set through irrational numbers. As I already have an understanding of finite or infinite and periodic decimal expressions, as they represent numbers that can be put in the form of a fraction with an integer numerator and denominator (denominator other than zero), in this work we will also give meaning to infinite and non-repeating decimal expressions o which will expand the understanding of number beyond the set of rational numbers.
Keywords: Sequências de Cauchy
Números reais
Professor do Ensino Médio
Cauchy sequences
Real numbers
Middle School Teacher
Secuencias de Cauchy
Numeros reales
Profesor de instituto
Séquences de Cauchy
Nombres réels
Professeur de lycée
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32338
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ CLÁUDIO DA SILVA TEODISTA - DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 2023.pdf4.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.