Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32338
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTEODISTA, J. C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5423901662277897pt_BR
dc.contributor.advisor1MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.-
dc.contributor.advisor1IDDE MORAIS FILHO, D. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0266444096441721pt_BR
dc.contributor.referee1LOURÊDO , Aldo Trajano.-
dc.contributor.referee2LIMA, Romildo Nascimento.-
dc.description.resumoNeste trabalho, faremos a construção formal dos números reais utilizando classes de equivalências de sequências de Cauchy de números racionais. Essa construção visa atender aos professores do Ensino Fundamental e Médio, trazendo uma apresentação com notações que facilitem a compreensão, diferentemente de outras apresentações que trazem uma notação muito simplificada, mas que dificultam ao leitor uma compreensão sólida do tema. Fizemos também um estudo de como esse tema é tratado no Ensino Básico, por meio da análise de livros didáticos e sites da internet (que na atualidade é uma das principais fontes de pesquisa para alunos e professores). Também pesquisamos sobre as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ligadas aos número reais. Apresentamos os número racionais e suas deficiências, o que justifica a necessidade da completude desse conjunto por meio dos números irracionais. Supondo já conhecidas as expressões decimais finitas ou infinitas e periódicas, pois representam números que podem ser colocados na forma de fração com numerador e denominador inteiros (denominador diferente de zero), nesse trabalho daremos sentido também às expressões decimais infinitas e não periódicas o que ampliará o entendimento de número para além do conjunto dos número racionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemática.pt_BR
dc.titleUma apresentação da construção dos números reais usando sequência de Cauchy para os professores do Ensino Básico.pt_BR
dc.date.issued2023-07-07-
dc.description.abstractIn this work we will make the formal construction of real numbers using equivalence classes of Cauchy sequences of rational numbers. This construction aims to serve elementary and high school teachers, presenting a presentation with notations that facilitate understanding, unlike other presentations that present a very simplified notation, but that make it difficult for the reader to have a solid understanding of the subject. We also did a study of how this topic is treated in Basic Education, through the analysis of textbooks and internet sites (which is currently one of the main sources of research for students and teachers). We also researched the skills of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) linked to the real ones. We present the rational numbers and their deficiencies, which justifies the need for the completeness of this set through irrational numbers. As I already have an understanding of finite or infinite and periodic decimal expressions, as they represent numbers that can be put in the form of a fraction with an integer numerator and denominator (denominator other than zero), in this work we will also give meaning to infinite and non-repeating decimal expressions o which will expand the understanding of number beyond the set of rational numbers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32338-
dc.date.accessioned2023-10-25T17:37:11Z-
dc.date.available2023-10-25-
dc.date.available2023-10-25T17:37:11Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSequências de Cauchypt_BR
dc.subjectNúmeros reaispt_BR
dc.subjectProfessor do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectCauchy sequencespt_BR
dc.subjectReal numberspt_BR
dc.subjectMiddle School Teacherpt_BR
dc.subjectSecuencias de Cauchypt_BR
dc.subjectNumeros realespt_BR
dc.subjectProfesor de institutopt_BR
dc.subjectSéquences de Cauchypt_BR
dc.subjectNombres réelspt_BR
dc.subjectProfesseur de lycéept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTEODISTA, José Cláudio da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA presentation of the construction of real numbers using Cauchy sequence for Basic Education teachers.pt_BR
dc.identifier.citationTEODISTA, José Cláudio da Silva. Uma apresentação da construção dos números reais usando sequência de Cauchy para os professores do Ensino Básico. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ CLÁUDIO DA SILVA TEODISTA - DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 2023.pdf4.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.