Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32339
Title: Escritas de si: relatos pedagógicos entre Paraíba e Pernambuco.
Other Titles: Writings of oneself: pedagogical reports between Paraíba and Pernambuco.
Escritos de uno mismo: relatos pedagógicos entre Paraíba y Pernambuco.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Vanessa Camila da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
Keywords: Relato de experiência;Estágio supervisionado;Ambiente escolar;Experience report;Supervised internship;School environment;Informe de experiencia;Prácticas supervisadas
Issue Date: Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Vanessa Camila da. Escritas de si: relatos pedagógicos entre Paraíba e Pernambuco. 2023. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32339
???metadata.dc.description.resumo???: O relato de experiência a seguir mostrará os caminhos percorridos “por mim” desde a base do Ensino Fundamental ao término do Ensino Superior, contendo a descrição sobre o relato de estágio na disciplina de Complementação da Prática, com professor e orientador Iranilson Buriti. Serão apresentadas no decorrer do relato experiências e vivências que me atravessam enquanto sujeito, enquanto mulher preta e filha de pais analfabetos. Escreverei tanto as experiências boas quanto as ruins, inclusive, no estágio docente, vivências dentro e fora da escola que marcaram profundamente a estadia no ambiente escolar. Desse modo, o presente trabalho foi de suma importância para escritas pessoais e profissionais na carreira do magistério.
Abstract: The following experience report will show the paths taken by “me” from the base of Elementary School to the end of Higher Education, containing the description of the internship report in the Complementation of Practice discipline, with professor and advisor Iranilson Buriti. Experiences that cross me as a subject, as a black woman and daughter of illiterate parents, will be presented in the course of the report. I will write both the good and the bad experiences, including, in the teaching internship, experiences inside and outside the school that profoundly marked the stay in the school environment. Thus, the present work was of paramount importance for personal and professional writings in the teaching career.
???metadata.dc.description.resumen???: El siguiente relato de experiencia mostrará los caminos seguidos “por mí” desde la base del Educación Primaria al finalizar la Educación Superior, que contenga una descripción del informe de pasantía en la disciplina Complementación de Prácticas, con el profesor y asesor Iranilson Burití. Experiencias y vivencias que me atraviesan serán presentadas a lo largo del informe. como sujeto, como mujer negra e hija de padres analfabetos. escribiré ambos buenas y malas experiencias, incluyendo, en la pasantía docente, experiencias dentro y fuera del escuela que tuvo un profundo impacto en su permanencia en el ambiente escolar. De esta manera, el presente El trabajo fue de suma importancia para la escritura personal y profesional en la carrera de enseñando.
Keywords: Relato de experiência
Estágio supervisionado
Ambiente escolar
Experience report
Supervised internship
School environment
Informe de experiencia
Prácticas supervisadas
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32339
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA CAMILA DA SILVA - MONOGRAFIA LIC. HISTÓRIA CH 2023.pdfVanessa Camila da Silva - Monografia Lic. História CH 20231.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.