Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32343
Title: Um método de ensino de área de figuras planas.
Other Titles: A method for teaching the area of ​​plane figures.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Gilmar Veríssimo da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, José de Arimatéia.
???metadata.dc.contributor.referee1???: YANES , Maria Isabelle Silva Dias.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERREIRA, Marcelo Carvalho.
Keywords: Áreas de figuras planas;Kit de material manipulável;Sequência didática;Areas of plane figures;Handling material kit;Following teaching;Kit de material manipulable;Después de la enseñanza;Zones de figures plates;Kit de matériel de manipulation;Suite à l'enseignement
Issue Date: 23-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Gilmar Veríssimo da. Um método de ensino de área de figuras planas. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta os resultados de um experimento didático envolvendo o ensino de áreas de figuras planas. O objetivo principal foi verificar o desempenho dos alunos quanto à dedução da fórmula utilizando um kit de material de manipulação, que proporcionasse uma compreensão mais visual e intuitiva desses conceitos matemáticos. Além disso, apresentamos alguns aspectos históricos sobre o objeto de conhecimento, bem como definições, teoremas de cada figura plana. No quarto capítulo foram expostas algumas fórmulas trigonométricas em que são apresentadas suas demonstrações utilizando o conceito de áreas de figuras planas. Por fim, utilizamos uma Sequência Didática que pode ser aplicada tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. De maneira geral, concluímos que a utilização de uma Sequência Didática como ferramenta de aprendizagem é de grande importância seja qual for a área do conhecimento.
Abstract: This work presents the results of a didactic experiment involving the teaching of areas of plane figures. The main objective was to verify the performance of the students regarding the deduction of the formula using a manipulation material kit, which provided a more visual and intuitive understanding of these mathematical concepts. In addition, we present some historical aspects about the object of knowledge, as well as definitions, theorems of each plane figure. In the fourth chapter, some trigonometric formulas were exposed in which their demonstrations are presented using the concept of areas of plane figures. Finally, we use a Didactic Sequence that can be applied both in Elementary and High School. In general, we conclude that the use of a Didactic Sequence as a learning tool is of great importance whatever the area of knowledge.
Keywords: Áreas de figuras planas
Kit de material manipulável
Sequência didática
Areas of plane figures
Handling material kit
Following teaching
Kit de material manipulable
Después de la enseñanza
Zones de figures plates
Kit de matériel de manipulation
Suite à l'enseignement
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32343
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILMAR VERISSIMO DA SILVA - DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 2023.pdf7.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.