Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32343
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSilva, G. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, José de Arimatéia.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, J. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9776386122552122pt_BR
dc.contributor.referee1YANES , Maria Isabelle Silva Dias.-
dc.contributor.referee2FERREIRA, Marcelo Carvalho.-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de um experimento didático envolvendo o ensino de áreas de figuras planas. O objetivo principal foi verificar o desempenho dos alunos quanto à dedução da fórmula utilizando um kit de material de manipulação, que proporcionasse uma compreensão mais visual e intuitiva desses conceitos matemáticos. Além disso, apresentamos alguns aspectos históricos sobre o objeto de conhecimento, bem como definições, teoremas de cada figura plana. No quarto capítulo foram expostas algumas fórmulas trigonométricas em que são apresentadas suas demonstrações utilizando o conceito de áreas de figuras planas. Por fim, utilizamos uma Sequência Didática que pode ser aplicada tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. De maneira geral, concluímos que a utilização de uma Sequência Didática como ferramenta de aprendizagem é de grande importância seja qual for a área do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemática.pt_BR
dc.titleUm método de ensino de área de figuras planas.pt_BR
dc.date.issued2023-06-23-
dc.description.abstractThis work presents the results of a didactic experiment involving the teaching of areas of plane figures. The main objective was to verify the performance of the students regarding the deduction of the formula using a manipulation material kit, which provided a more visual and intuitive understanding of these mathematical concepts. In addition, we present some historical aspects about the object of knowledge, as well as definitions, theorems of each plane figure. In the fourth chapter, some trigonometric formulas were exposed in which their demonstrations are presented using the concept of areas of plane figures. Finally, we use a Didactic Sequence that can be applied both in Elementary and High School. In general, we conclude that the use of a Didactic Sequence as a learning tool is of great importance whatever the area of knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32343-
dc.date.accessioned2023-10-25T17:56:15Z-
dc.date.available2023-10-25-
dc.date.available2023-10-25T17:56:15Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectÁreas de figuras planaspt_BR
dc.subjectKit de material manipulávelpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectAreas of plane figurespt_BR
dc.subjectHandling material kitpt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectKit de material manipulablept_BR
dc.subjectDespués de la enseñanzapt_BR
dc.subjectZones de figures platespt_BR
dc.subjectKit de matériel de manipulationpt_BR
dc.subjectSuite à l'enseignementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Gilmar Veríssimo da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA method for teaching the area of ​​plane figures.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Gilmar Veríssimo da. Um método de ensino de área de figuras planas. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILMAR VERISSIMO DA SILVA - DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 2023.pdf7.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.