Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32376
Title: “Os caminhos para vestir a beca”: relatos, narrativas e reflexões sobre experiências educativas enquanto discente e docente (2000-2023).
Other Titles: “The ways to wear the robe”: stories, narratives and reflections on educational experiences as a student and teacher (2000-2023).
“Las maneras de vestir la túnica”: historias, narrativas y reflexiones sobre experiencias educativas como estudiante y docente (2000-2023).
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Edvânia da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Pávula Maria Sales.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LEANDRO, Andressa Barbosa de Farias.
Keywords: Relato de experiência;Escrita de si;Prática de ensino;Jogos didáticos;Experience report;Self writing;Teaching practice;Didactic games;Informe de experiencia;Autoescritura;Práctica docente;Juegos didácticos
Issue Date: 12-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Edvânia da Silva.“Os caminhos para vestir a beca”: relatos, narrativas e reflexões sobre experiências educativas enquanto discente e docente (2000-2023). 2023. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32376
???metadata.dc.description.resumo???: Lançando mão de uma metodologia qualitativa e (auto) biográfica, a pesquisa em questão se propõe a relatar, a partir da escrita de memórias escolares particulares, as experiências educacionais às quais vivenciei enquanto discente entre os anos 2000 à 2023, entremeando-as com a experiência do estágio supervisionado obrigatório requerido pela Unidade Acadêmica de História para a conclusão da disciplina de “Prática de Ensino em História”, no semestre 2022.2. Objetiva-se também discutir como os jogos didáticos contribuem para o desenvolvimento pedagógico do estudante, bem como de que forma esse tipo de apetrecho instrutivo sinaliza a reinvenção metodológica do docente. Como aporte teórico, dialoga-se principalmente com LARROSA (2002), FOUCAULT (1992), FREIRE (1987), e FRANCO et al... (2018), para discussão de conceitos relacionados à escrita de si e metodologias educativas.
Abstract: Making use of a qualitative and (auto) biographical methodology, the research in question proposes to report, from the writing of private school memoirs, the educational experiences I experienced as a student between the years 2000 to 2023, interspersing them with the experience of the obligatory supervised internship required by the Academic Unit of History for the conclusion of the discipline “Teaching Practice in History”, in the semester 2022.2. The aim is also to discuss how didactic games contribute to the student's pedagogical development, as well as how this type of instructive device signals the methodological reinvention of the teacher. As a theoretical contribution, there is a dialogue mainly with LARROSA (2002), FOUCAULT (1992), FREIRE (1987), and FRANCO et al... (2018), to discuss concepts related to self-writing and educational methodologies.
???metadata.dc.description.resumen???: Utilizando una metodología cualitativa y (auto)biográfica, la investigación en cuestión propone relatar, a partir de la redacción de memorias de escuelas privadas, las experiencias experiencias educativas que viví como estudiante entre los años 2000 y 2023, intercalándolas con la experiencia de la pasantía obligatoria tutelada requerida por la Unidad Académica de Historia para la realización de la materia “Práctica Docente en Historia”, en el semestre 2022.2. El objetivo también es discutir cómo los juegos didácticos contribuyen al desarrollo enfoque pedagógico del estudiante, así como cómo este tipo de dispositivo de instrucción señala el Reinvención metodológica del docente. Como aporte teórico, se discute principalmente con LARROSA (2002), FOUCAULT (1992), FREIRE (1987) y FRANCO et al... (2018), para discusión de conceptos relacionados con la autoescritura y metodologías educativas.
Keywords: Relato de experiência
Escrita de si
Prática de ensino
Jogos didáticos
Experience report
Self writing
Teaching practice
Didactic games
Informe de experiencia
Autoescritura
Práctica docente
Juegos didácticos
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32376
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDVÂNIA DA SILVA NASCIMENTO - TCC LICENCIATURA HISTÓRIA CH 2023.pdfEdvânia da Silva Nascimento - TCC Licenciatura História CH 20232.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.