Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32376
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, E. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7612964353928238pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, I. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDOliveira, Iranilson Buriti de.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, IRANILSON BURITI.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Pávula Maria Sales.-
dc.contributor.referee1IDNASCIMENTO, P. M. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0030151487779727pt_BR
dc.contributor.referee2LEANDRO, Andressa Barbosa de Farias.-
dc.contributor.referee2IDLEANDRO, A. B. F.pt_BR
dc.contributor.referee2IDLEANDRO, ANDRESSA BARBOSA DE FARIAS.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0960687914937092pt_BR
dc.description.resumoLançando mão de uma metodologia qualitativa e (auto) biográfica, a pesquisa em questão se propõe a relatar, a partir da escrita de memórias escolares particulares, as experiências educacionais às quais vivenciei enquanto discente entre os anos 2000 à 2023, entremeando-as com a experiência do estágio supervisionado obrigatório requerido pela Unidade Acadêmica de História para a conclusão da disciplina de “Prática de Ensino em História”, no semestre 2022.2. Objetiva-se também discutir como os jogos didáticos contribuem para o desenvolvimento pedagógico do estudante, bem como de que forma esse tipo de apetrecho instrutivo sinaliza a reinvenção metodológica do docente. Como aporte teórico, dialoga-se principalmente com LARROSA (2002), FOUCAULT (1992), FREIRE (1987), e FRANCO et al... (2018), para discussão de conceitos relacionados à escrita de si e metodologias educativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.title“Os caminhos para vestir a beca”: relatos, narrativas e reflexões sobre experiências educativas enquanto discente e docente (2000-2023).pt_BR
dc.date.issued2023-07-12-
dc.description.abstractMaking use of a qualitative and (auto) biographical methodology, the research in question proposes to report, from the writing of private school memoirs, the educational experiences I experienced as a student between the years 2000 to 2023, interspersing them with the experience of the obligatory supervised internship required by the Academic Unit of History for the conclusion of the discipline “Teaching Practice in History”, in the semester 2022.2. The aim is also to discuss how didactic games contribute to the student's pedagogical development, as well as how this type of instructive device signals the methodological reinvention of the teacher. As a theoretical contribution, there is a dialogue mainly with LARROSA (2002), FOUCAULT (1992), FREIRE (1987), and FRANCO et al... (2018), to discuss concepts related to self-writing and educational methodologies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32376-
dc.date.accessioned2023-10-26T11:40:00Z-
dc.date.available2023-10-26-
dc.date.available2023-10-26T11:40:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectEscrita de sipt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectSelf writingpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectDidactic gamespt_BR
dc.subjectInforme de experienciapt_BR
dc.subjectAutoescriturapt_BR
dc.subjectPráctica docentept_BR
dc.subjectJuegos didácticospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Edvânia da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“The ways to wear the robe”: stories, narratives and reflections on educational experiences as a student and teacher (2000-2023).pt_BR
dc.title.alternative“Las maneras de vestir la túnica”: historias, narrativas y reflexiones sobre experiencias educativas como estudiante y docente (2000-2023).pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Edvânia da Silva.“Os caminhos para vestir a beca”: relatos, narrativas e reflexões sobre experiências educativas enquanto discente e docente (2000-2023). 2023. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32376pt_BR
dc.description.resumenUtilizando una metodología cualitativa y (auto)biográfica, la investigación en cuestión propone relatar, a partir de la redacción de memorias de escuelas privadas, las experiencias experiencias educativas que viví como estudiante entre los años 2000 y 2023, intercalándolas con la experiencia de la pasantía obligatoria tutelada requerida por la Unidad Académica de Historia para la realización de la materia “Práctica Docente en Historia”, en el semestre 2022.2. El objetivo también es discutir cómo los juegos didácticos contribuyen al desarrollo enfoque pedagógico del estudiante, así como cómo este tipo de dispositivo de instrucción señala el Reinvención metodológica del docente. Como aporte teórico, se discute principalmente con LARROSA (2002), FOUCAULT (1992), FREIRE (1987) y FRANCO et al... (2018), para discusión de conceptos relacionados con la autoescritura y metodologías educativas.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDVÂNIA DA SILVA NASCIMENTO - TCC LICENCIATURA HISTÓRIA CH 2023.pdfEdvânia da Silva Nascimento - TCC Licenciatura História CH 20232.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.