Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32378
Title: O programa de residência pedagógica e as representações da atividade docente: um olhar para a construção identitária de professores/as de inglês.
Other Titles: The pedagogical residency program and the representations of the teaching activity: a look at the identity construction of English teachers.
???metadata.dc.creator???: LIRA, Edvaldo Santos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAFAEL, Edmilson Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Williany Miranda da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDRADO, Betânia Passos.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ARAÚJO, Denise Lino de
???metadata.dc.contributor.referee4???: TINOCO, Glícia Marili Azevedo de Medeiros
Keywords: Programa de Residência Pedagógica;Identidade docente;Representações docentes;Linguística Aplicada;Letras-Inglês;Pedagogical Residency Program;Teacher identity;Faculty representations;Applied linguistics;Letters-English;Programme de résidence pédagogique ;l’identité de l’enseignant ;Représentations du corps professoral ;Linguistique appliquée;Lettres-Anglais
Issue Date: 6-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIRA, Edvaldo Santos de. O programa de residência pedagógica e as representações da atividade docente: um olhar para a construção identitária de professores/as de inglês. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Sabe-se que os primeiros contatos com a prática docente oportunizam espaço para que graduandos/as vivenciem as dimensões e a complexidade de sua profissão. Além disso, essas experiências podem impactar seu desenvolvimento profissional e a construção de sua identidade docente. Esta pesquisa tem como objetivo investigar representações textualizadas por três residentes de Letras-Inglês acerca dos objetos constitutivos da atividade docente e suas contribuições para a construção identitária profissional. Para tanto, o corpus é composto de relatos reflexivos escritos, durante as duas primeiras edições do Programa (2018 e 2020), pelos dois residentes e pela residente, participantes do Núcleo Multidisciplinar de Letras Espanhol/Inglês do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A análise se dá a partir de uma perspectiva qualitativo-interpretativa (DENZIN; LINCOLN, 2006). A pesquisa fundamenta-se nas contribuições teórico-metodológicas do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2008) e em conceitos propostos pelas Ciências do Trabalho (AMIGUES, 2004; CLOT, 2010), considerando, também, os pressupostos da Linguística Aplicada (LA) (MOITA LOPES, 2006; 2009), além dos conceitos de identidade (BAUMAN, 2005; FRANK; CONCEIÇÃO, 2021; HALL, 2005; KLEIMAN; VIANNA; DE GRANDE, 2013), e identidade docente (BARKHUIZEN, 2017; GUEDES-PINTO; KLEIMAN, 2021; REICHMANN, 2012). A análise evidencia que as representações textualizadas acerca dos objetos constitutivos da atividade docente apontaram para identidades profissionais que foram se construindo a partir dos processos de interação com os diversos atores do Programa e a partir da apropriação dos objetos da esfera docente. Conclui-se que a construção identitária da residente e dos dois residentes se deu a partir de um viés crítico-reflexivo, revelando identidades inclusivas, que lançam um olhar sensível e engajado para suas práticas docentes.
Abstract: It is known that the first contacts with teaching practice make room for undergraduate students to experience the dimensions and complexity of their profession. Also, these experiences can impact on their professional development and identity construction. This research aims at investigating representations textualized by three residents of Modern Languages about the constitutive objects of teaching work and their contributions to their professional identity construction. Therefore, the corpus comprises reflective reports written, during the first two editions of the Program, by the three residents, participants of the Multidisciplinary Group of Spanish/English Languages from the Department of Modern Foreign Languages (DLEM) of the Federal University of Paraíba (UFPB). The analysis is held by a qualitative-interpretative perspective (DENZIN; LINCOLN, 2006). The research is based on the theoretical-methodological framework of the Sociodiscursive Interactionism (ISD) (BRONCKART, 2008) and on concepts offered by the Work Sciences (AMIGUES, 2004; CLOT, 2010), also considering the assumptions of Applied Linguistics (LA) (MOITA LOPES, 2006; 2009) and the concepts of identity (BAUMAN, 2005; FRANK; CONCEIÇÃO, 2021; HALL, 2005; KLEIMAN; VIANNA; DE GRANDE, 2013), and teacher identity (BARKHUIZEN, 2017; GUEDES- PINTO; KLEIMAN, 2021; REICHMANN, 2012). The analysis demonstrates that the representations textualized by the residents reveal identities constructed based on the processes of interaction with the language actors and the appropriation of objects from the teaching dimension. In conclusion, the identity construction took place from a criticalreflexive perspective, revealing inclusive identities that turn sensitive and engaged eyes on their teacher practices.
Keywords: Programa de Residência Pedagógica
Identidade docente
Representações docentes
Linguística Aplicada
Letras-Inglês
Pedagogical Residency Program
Teacher identity
Faculty representations
Applied linguistics
Letters-English
Programme de résidence pédagogique 
l’identité de l’enseignant 
Représentations du corps professoral 
Linguistique appliquée
Lettres-Anglais
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32378
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDVALDO SANTOS DE LIRA - DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2023.pdf723.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.