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Title: O Viés cognitivo dos investidores no mercado financeiro brasileiro: um estudo no setor bancário no período de 2015 a 2019.
Other Titles: Cognitive bias of investors in the Brazilian financial market: a study in the banking sector from 2015 to 2019.
???metadata.dc.creator???: ARAUJO, Aline Bueno.
SANTOS, Daiane Rodrigues dos.
MEDINA, Fernando.
MATSUZAKI, Izabel Cristina Corrêa Saldanha.
VARGAS, Soraida Aguilar.
Keywords: Bancos;Efeito manada;Finanças comportamentais;Heurística;Setor bancário;Mercado financeiro brasileiro;Investidores;Finanças comportamentais;Estudo comportamental - investidores;Banks;Herd effect;Behavioral finance;Heuristic;Banking sector;Brazilian financial market;Investors;Behavioral finance;Behavioral study - investors
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAUJO, Aline Bueno; SANTOS, Daiane Rodrigues dos; MEDINA, Fernando; MATSUZAKI, Izabel Cristina Corrêa Saldanha; VARGAS, Soraida Aguilar. Viés cognitivo dos investidores no mercado financeiro brasileiro: um estudo no setor bancário no período de 2015 a 2019. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32408
???metadata.dc.description.resumo???: O efeito manada é cada vez mais comum na compra e venda de ativos de muitas empresas pertencentes ao Ibovespa e o estudo para compreender a sua existência tem sido cada vez mais frequente em finanças. O presente artigo visa identificar a sua existência salientando o conceito de Finanças Comportamentais. Utilizou-se o histórico de ativos de três dos cinco melhores bancos do país no período de 2015 a 2019 para identificar a ocorrência do efeito manada. Para a identificação empregamos o método conhecido como CSSD - Cross Sectional Standart Deviation, o qual através da hipótese “O comportamento não racional no sentido econômico de um grupo de investidores pode influenciar na precificação dos ativos?”, foi capaz de identificar a existência do comportamento manada em dois dos três bancos. O resultado mostrou-se satisfatório corroborando com o referencial teórico no qual destaca o efeito manada como uma possível causa das variações excessivas de preço dos ativos.
Keywords: Bancos
Efeito manada
Finanças comportamentais
Heurística
Setor bancário
Mercado financeiro brasileiro
Investidores
Finanças comportamentais
Estudo comportamental - investidores
Banks
Herd effect
Behavioral finance
Heuristic
Banking sector
Brazilian financial market
Investors
Behavioral finance
Behavioral study - investors
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32408
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