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dc.description.resumoO efeito manada é cada vez mais comum na compra e venda de ativos de muitas empresas pertencentes ao Ibovespa e o estudo para compreender a sua existência tem sido cada vez mais frequente em finanças. O presente artigo visa identificar a sua existência salientando o conceito de Finanças Comportamentais. Utilizou-se o histórico de ativos de três dos cinco melhores bancos do país no período de 2015 a 2019 para identificar a ocorrência do efeito manada. Para a identificação empregamos o método conhecido como CSSD - Cross Sectional Standart Deviation, o qual através da hipótese “O comportamento não racional no sentido econômico de um grupo de investidores pode influenciar na precificação dos ativos?”, foi capaz de identificar a existência do comportamento manada em dois dos três bancos. O resultado mostrou-se satisfatório corroborando com o referencial teórico no qual destaca o efeito manada como uma possível causa das variações excessivas de preço dos ativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.titleO Viés cognitivo dos investidores no mercado financeiro brasileiro: um estudo no setor bancário no período de 2015 a 2019.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32408-
dc.date.accessioned2023-10-26T21:45:33Z-
dc.date.available2023-10-26-
dc.date.available2023-10-26T21:45:33Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectBancospt_BR
dc.subjectEfeito manadapt_BR
dc.subjectFinanças comportamentaispt_BR
dc.subjectHeurísticapt_BR
dc.subjectSetor bancáriopt_BR
dc.subjectMercado financeiro brasileiropt_BR
dc.subjectInvestidorespt_BR
dc.subjectFinanças comportamentaispt_BR
dc.subjectEstudo comportamental - investidorespt_BR
dc.subjectBankspt_BR
dc.subjectHerd effectpt_BR
dc.subjectBehavioral financept_BR
dc.subjectHeuristicpt_BR
dc.subjectBanking sectorpt_BR
dc.subjectBrazilian financial marketpt_BR
dc.subjectInvestorspt_BR
dc.subjectBehavioral financept_BR
dc.subjectBehavioral study - investorspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAUJO, Aline Bueno.-
dc.creatorSANTOS, Daiane Rodrigues dos.-
dc.creatorMEDINA, Fernando.-
dc.creatorMATSUZAKI, Izabel Cristina Corrêa Saldanha.-
dc.creatorVARGAS, Soraida Aguilar.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCognitive bias of investors in the Brazilian financial market: a study in the banking sector from 2015 to 2019.pt_BR
dc.identifier.citationARAUJO, Aline Bueno; SANTOS, Daiane Rodrigues dos; MEDINA, Fernando; MATSUZAKI, Izabel Cristina Corrêa Saldanha; VARGAS, Soraida Aguilar. Viés cognitivo dos investidores no mercado financeiro brasileiro: um estudo no setor bancário no período de 2015 a 2019. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32408pt_BR
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O VIÉS COGNITIVO DOS INVESTIDORES NO MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO - ANAIS VIII SIMEP ARTIGO 2020.pdfO Viés cognitivo dos investidores no mercado financeiro brasileiro: um estudo no setor bancário no período de 2015 a 2019. - Anais VIII SIMEP Artigo 2020174.29 kBAdobe PDFView/Open


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