Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32431
Title: Aplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista.
Other Titles: Application of multiple linear regression to determine customer spending for a company in the retail sector.
???metadata.dc.creator???: ENDLER, Kellen Danyelle.
SCARPIN, Cassius Tadeu.
STEINER, Maria Teresinha Arns.
SFEIR, Tamires de Almeida.
Keywords: Regressão linear múltipla;Gastos de clientes;Varejo;Regressão stepwise;Multiple linear regression;Customer spending;Retail;Stepwise regression
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ENDLER, Kellen Danyelle; SCARPIN, Cassius Tadeu; STEINER, Maria Teresinha Arns; SFEIR, Tamires de Almeida. Aplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32431
???metadata.dc.description.resumo???: Entender o comportamento dos consumidores pode fazer toda diferença no momento de estabelecer as estratégias de negócios de empresas. O presente trabalho consiste de uma pesquisa exploratória que visa estimar os gastos de clientes de um grupo de lojas varejistas situadas no município de Curitiba-PR utilizando-se a técnica de Regressão Linear Múltipla. A pesquisa realizada partiu do pressuposto de que é possível prever a quantidade de gastos gerados pelos clientes em determinada loja, analisando suas características e seu perfil de consumo. Considerouse como variável resposta (dependente), o gasto realizado pelo consumidor e como variáveis explicativas, as características dos clientes, como idade, sexo, endereço, renda, distância do cliente até a loja. Como resultados, obteve-se o coeficiente correlação de 0,5433, que mostra uma correlação moderada, indicando que parte dos valores gastos pelos clientes são explicados por outras variáveis que não constam no modelo. Os valores de erros para os valores de teste são MAE=119,1538 e MSE =214,2868. É importante observar que outras variáveis adicionais poderiam também ser levadas em consideração para contribuir com um modelo mais eficiente, como número de filhos e grau de escolaridade. Porém, tais informações ainda não são levantadas pelo cadastro da empresa. Estas limitações encorajam a realização de trabalhos futuros e a aplicação de outras técnicas de processamento, como as Redes Neurais Artificiais e Árvores de Decisão, por exemplo.
Keywords: Regressão linear múltipla
Gastos de clientes
Varejo
Regressão stepwise
Multiple linear regression
Customer spending
Retail
Stepwise regression
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32431
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APLICAÇÃO DE REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA PARA DETERMINAÇÃO DOS GASTOS - ANAIS VIII SIMEP ARTIGO 2020.pdfAplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista. - Anais VIII SIMEP Artigo 2020230.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.