Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32431
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEntender o comportamento dos consumidores pode fazer toda diferença no momento de estabelecer as estratégias de negócios de empresas. O presente trabalho consiste de uma pesquisa exploratória que visa estimar os gastos de clientes de um grupo de lojas varejistas situadas no município de Curitiba-PR utilizando-se a técnica de Regressão Linear Múltipla. A pesquisa realizada partiu do pressuposto de que é possível prever a quantidade de gastos gerados pelos clientes em determinada loja, analisando suas características e seu perfil de consumo. Considerouse como variável resposta (dependente), o gasto realizado pelo consumidor e como variáveis explicativas, as características dos clientes, como idade, sexo, endereço, renda, distância do cliente até a loja. Como resultados, obteve-se o coeficiente correlação de 0,5433, que mostra uma correlação moderada, indicando que parte dos valores gastos pelos clientes são explicados por outras variáveis que não constam no modelo. Os valores de erros para os valores de teste são MAE=119,1538 e MSE =214,2868. É importante observar que outras variáveis adicionais poderiam também ser levadas em consideração para contribuir com um modelo mais eficiente, como número de filhos e grau de escolaridade. Porém, tais informações ainda não são levantadas pelo cadastro da empresa. Estas limitações encorajam a realização de trabalhos futuros e a aplicação de outras técnicas de processamento, como as Redes Neurais Artificiais e Árvores de Decisão, por exemplo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.titleAplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32431-
dc.date.accessioned2023-10-27T17:13:55Z-
dc.date.available2023-10-27-
dc.date.available2023-10-27T17:13:55Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectRegressão linear múltiplapt_BR
dc.subjectGastos de clientespt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectRegressão stepwisept_BR
dc.subjectMultiple linear regressionpt_BR
dc.subjectCustomer spendingpt_BR
dc.subjectRetailpt_BR
dc.subjectStepwise regressionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorENDLER, Kellen Danyelle.-
dc.creatorSCARPIN, Cassius Tadeu.-
dc.creatorSTEINER, Maria Teresinha Arns.-
dc.creatorSFEIR, Tamires de Almeida.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApplication of multiple linear regression to determine customer spending for a company in the retail sector.pt_BR
dc.identifier.citationENDLER, Kellen Danyelle; SCARPIN, Cassius Tadeu; STEINER, Maria Teresinha Arns; SFEIR, Tamires de Almeida. Aplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32431pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APLICAÇÃO DE REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA PARA DETERMINAÇÃO DOS GASTOS - ANAIS VIII SIMEP ARTIGO 2020.pdfAplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista. - Anais VIII SIMEP Artigo 2020230.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.