Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32432
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O deslocamento no espaço é um pré-requisito para o atendimento das necessidades econômicas e sociais da população. A ineficiência do transporte urbano impacta principalmente as famílias de renda mais baixa. Os efeitos negativos vão bem além do desconforto e perda de qualidade de vida: quanto maior o tempo (e custos associados) de deslocamento, menos disponibilidade de tempo para educação e menor participação na força do trabalho. Para chegar à capital, o morador de Magé possui algumas alternativas de transporte (ônibus, carro particular, integração ônibus-trem, van) que possuem inúmeras variáveis tais como: tempo de viagem, acessibilidade, custo, conforto, segurança. Tornando essa escolha uma tarefa complexa. Diante disto, foi utilizado o Método AHP-TOPSIS-2N para seleção de um meio de transporte, para a chegada do cidadão mageense ao centro do Rio de Janeiro, chegando a conclusão de que o modal do tipo ferroviário seria a melhor opção para o caso estudado, tendo em vista o baixo custo reduzido e tempo de deslocamento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia de Produção. | pt_BR |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.title | Aplicação do método híbrido AHP-TOPSIS-2n para escolha de sistema de transporte urbano: um estudo de caso no município de Magé/RJ. | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32432 | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-27T17:27:34Z | - |
dc.date.available | 2023-10-27 | - |
dc.date.available | 2023-10-27T17:27:34Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Sistema de transporte urbano - Magé - RJ | pt_BR |
dc.subject | Método híbrido AHP-TOPSIS-2N | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.subject | Transporte público | pt_BR |
dc.subject | Transporte urbano | pt_BR |
dc.subject | Método multicritério | pt_BR |
dc.subject | Modelo multicritério de apoio à decisão | pt_BR |
dc.subject | AHP-TOPSIS-2n | pt_BR |
dc.subject | Urban transport system - Magé - RJ | pt_BR |
dc.subject | AHP-TOPSIS-2N hybrid method | pt_BR |
dc.subject | Case study | pt_BR |
dc.subject | Public transportation | pt_BR |
dc.subject | Urban transport | pt_BR |
dc.subject | Multicriteria method | pt_BR |
dc.subject | Multicriteria decision support model | pt_BR |
dc.subject | AHP-TOPSIS-2n | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CAITANO, Ana Lívia. | - |
dc.creator | SANTOS, Marcos dos. | - |
dc.creator | SILVA, Paulo Afonso Lopes da. | - |
dc.creator | PEREIRA, Daniel Augusto de Moura. | - |
dc.creator | COSTA, Igor Pinheiro de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Application of the AHP-TOPSIS-2n hybrid method to choose an urban transport system: a case study in the municipality of Magé/RJ. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CAITANO, Ana Lívia; SANTOS, Marcos dos; SILVA, Paulo Afonso Lopes da; PEREIRA, Daniel Augusto de Moura; COSTA, Igor Pinheiro de. Aplicação do método híbrido AHP-TOPSIS-2n para escolha de sistema de transporte urbano: um estudo de caso no município de Magé/RJ. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32432 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
APLICAÇÃO DO MÉTODO HIBRIDO AHP-TOPSIS-2N PARA ESCOLHA - ANAIS VIII SIMEP ARTIGO 2020.pdf | Aplicação do método híbrido AHP-TOPSIS-2n para escolha de sistema de transporte urbano: um estudo de caso no município de Magé/RJ. - Anais VIII SIMEP Artigo 2020 | 202.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.