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Title: Aplicação de teoria das filas em uma agência bancária da cidade de Farroupilha - RS.
Other Titles: Application of queuing theory in a bank branch in the city of Farroupilha - RS.
???metadata.dc.creator???: ORLANDIN, Bruna Caroline.
MORAES, Nathalia Tessari.
MATOS, Bruna Gabriele de.
CECHIN, Rafaela Boeira.
CORSO, Leandro Luis.
Keywords: Pesquisa operacional;Teoria das filas;Agência bancária - filas;Sistema de filas;Filas;Farroupilha - RS - fila de agência bancária;Operational Research;Queuing theory;Bank branch - queues;Queuing system;Queues;Farroupilha - RS - bank branch queue
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ORLANDIN, Bruna Caroline; MORAES, Nathalia Tessari; MATOS, Bruna Gabriele de; CECHIN, Rafaela Boeira; CORSO, Leandro Luis. Aplicação de teoria das filas em uma agência bancária da cidade de Farroupilha - RS. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32433
???metadata.dc.description.resumo???: Em um mundo onde tudo acontece tão rápido, ficar alguns minutos parado em uma fila esperando por atendimento gera intolerância por parte dos usuários. Em agências bancárias, onde a competição para obter clientes é acirrada, faz-se necessário realizar um atendimento ágil e com qualidade visando conquistar os clientes. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo que dimensione o sistema de atendimento de uma agência bancária situada na cidade de Farroupilha - RS, quanto ao seu atendimento, avaliando do ponto de vista operacional e propondo um sistema alterado. Para esta pesquisa realizou-se o levantamento dos dados e foi desenvolvido um modelo de otimização por meio de Teoria das filas. O estudo foi realizado durante o período de duas semanas e os resultados demonstram que o sistema atual da agência bancária é satisfatório, uma vez que, apresenta uma taxa de ocupação de 87%, o que justifica a fila ser observada e analisada em alguns períodos. Dessa forma, realizou-se a simulação de um cenário considerando quatro atendentes. A taxa de ocupação foi de 65%. Com quatro atendentes o sistema passaria a ser mais ágil, porém cabe ao gestor do sistema avaliar este cenário, pois com um atendente a mais a agência terá custos maiores.
Keywords: Pesquisa operacional
Teoria das filas
Agência bancária - filas
Sistema de filas
Filas
Farroupilha - RS - fila de agência bancária
Operational Research
Queuing theory
Bank branch - queues
Queuing system
Queues
Farroupilha - RS - bank branch queue
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32433
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