Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32433
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEm um mundo onde tudo acontece tão rápido, ficar alguns minutos parado em uma fila esperando por atendimento gera intolerância por parte dos usuários. Em agências bancárias, onde a competição para obter clientes é acirrada, faz-se necessário realizar um atendimento ágil e com qualidade visando conquistar os clientes. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo que dimensione o sistema de atendimento de uma agência bancária situada na cidade de Farroupilha - RS, quanto ao seu atendimento, avaliando do ponto de vista operacional e propondo um sistema alterado. Para esta pesquisa realizou-se o levantamento dos dados e foi desenvolvido um modelo de otimização por meio de Teoria das filas. O estudo foi realizado durante o período de duas semanas e os resultados demonstram que o sistema atual da agência bancária é satisfatório, uma vez que, apresenta uma taxa de ocupação de 87%, o que justifica a fila ser observada e analisada em alguns períodos. Dessa forma, realizou-se a simulação de um cenário considerando quatro atendentes. A taxa de ocupação foi de 65%. Com quatro atendentes o sistema passaria a ser mais ágil, porém cabe ao gestor do sistema avaliar este cenário, pois com um atendente a mais a agência terá custos maiores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.titleAplicação de teoria das filas em uma agência bancária da cidade de Farroupilha - RS.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32433-
dc.date.accessioned2023-10-27T17:36:58Z-
dc.date.available2023-10-27-
dc.date.available2023-10-27T17:36:58Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectTeoria das filaspt_BR
dc.subjectAgência bancária - filaspt_BR
dc.subjectSistema de filaspt_BR
dc.subjectFilaspt_BR
dc.subjectFarroupilha - RS - fila de agência bancáriapt_BR
dc.subjectOperational Researchpt_BR
dc.subjectQueuing theorypt_BR
dc.subjectBank branch - queuespt_BR
dc.subjectQueuing systempt_BR
dc.subjectQueuespt_BR
dc.subjectFarroupilha - RS - bank branch queuept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorORLANDIN, Bruna Caroline.-
dc.creatorMORAES, Nathalia Tessari.-
dc.creatorMATOS, Bruna Gabriele de.-
dc.creatorCECHIN, Rafaela Boeira.-
dc.creatorCORSO, Leandro Luis.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApplication of queuing theory in a bank branch in the city of Farroupilha - RS.pt_BR
dc.identifier.citationORLANDIN, Bruna Caroline; MORAES, Nathalia Tessari; MATOS, Bruna Gabriele de; CECHIN, Rafaela Boeira; CORSO, Leandro Luis. Aplicação de teoria das filas em uma agência bancária da cidade de Farroupilha - RS. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32433pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APLICAÇÃO DE TEORIA DAS FILAS EM UMA AGÊNCIA BANCÁRIA - ANAIS VIII SIMEP ARTIGO 2020.pdfAplicação de teoria das filas em uma agência bancária - Anais VIII SIMEP Artigo 2020.252.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.