Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32470
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFREITAS, V. C.pt_BR
dc.creator.IDFREITAS, Virginia Castro de.pt_BR
dc.creator.IDFREITAS, V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3896688904297384pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Laura Maria Aguiar.-
dc.contributor.advisor1IDAGUIAR-COSTA, L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, L. M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDGUIAR-COSTA, Laura Maria.pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesCV: http://lattes.cnpq.br/8428274442746552pt_BR
dc.description.resumoEste resumo buscou analisar de que personalização de playlists influência na retenção de usuários do aplicativo spotify. A partir da teoria dos usos e gratificações, adaptada a partir do modelo de Mantymaki e Islam (2015), foi desenvolvido um modelo a ser testado com modelagem de equações estruturais (SEM) com o uso de software smartPLS 4. Assim, foram aplicados questionários de forma online com uma amostra de 698 respondentes. A análise dos resultados evidencia que os consumidores experimentam um senso de diversão, prazer e satisfação ao utilizar o aplicativo de streaming spotify para consumir música. Além disso, a conveniência de poder desfrutar de música em qualquer lugar demonstra que os usuários do serviço de streaming se sentem mais libertos, especialmente por eliminar a necessidade de armazenar e baixar músicas localmente. Nesse contexto, a plataforma cria uma experiência personalizada e envolvente, que fortalece o vinculo emocional dos usuários com o serviço e incentiva sua fidelidade ao longo do tempo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titlePersonalização de playlists e retenção de usuários no spotify.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractThis summary sought to analyze how playlist customization influences user retention of the Spotify application. Based on the uses and gratifications theory, adapted from the model by Mantymaki and Islam (2015), a model was developed to be tested with structural equation modeling (SEM) using smartPLS 4 software. online with a sample of 698 respondents. Analysis of the results shows that consumers experience a sense of fun, pleasure and satisfaction when using the Spotify streaming application to consume music. Furthermore, the convenience of being able to enjoy music anywhere shows that users of the streaming service feel more liberated, especially as it eliminates the need to store and download music locally. In this context, the platform creates a personalized and engaging experience, which strengthens users' emotional bond with the service and encourages their loyalty over time.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32470-
dc.date.accessioned2023-10-30T14:18:10Z-
dc.date.available2023-10-30-
dc.date.available2023-10-30T14:18:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPersonalização de playlistspt_BR
dc.subjectExperiência do usuáriopt_BR
dc.subjectSpotifypt_BR
dc.subjectTeoria dos usos e gratificaçõespt_BR
dc.subjectPlaylist customizationpt_BR
dc.subjectUser experiencept_BR
dc.subjectUses and gratifications theorypt_BR
dc.subjectPersonalización de la lista de reproducciónpt_BR
dc.subjectTeoría de usos y gratificacionespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFREITAS, Virginia Castro de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePlaylist customization and user retention on Spotify.pt_BR
dc.title.alternativePersonalización de listas de reproducción y retención de usuarios en Spotify.pt_BR
dc.identifier.citationFREITAS, Virginia Castro de. Personalização de playlists e retenção de usuários no spotify. 2023. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32470pt_BR
dc.description.resumenEste resumen buscó analizar cómo la personalización de las listas de reproducción influye en la retención de usuarios de la aplicación Spotify. Con base en la teoría de usos y gratificaciones, adaptada del modelo de Mantymaki e Islam (2015), se desarrolló un modelo para ser probado con modelado de ecuaciones estructurales (SEM) utilizando el software smartPLS 4 en línea con una muestra de 698 encuestados. El análisis de los resultados muestra que los consumidores experimentan una sensación de diversión, placer y satisfacción al utilizar la aplicación de streaming Spotify para consumir música. Además, la comodidad de poder disfrutar de la música en cualquier lugar muestra que los usuarios del servicio de streaming se sienten más liberados, especialmente porque elimina la necesidad de almacenar y descargar música localmente. En este contexto, la plataforma crea una experiencia personalizada y atractiva, que fortalece el vínculo emocional de los usuarios con el servicio y fomenta su fidelidad en el tiempo.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIRGINIA CASTRO DE FREITAS - TCC ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2023.pdfVirginia Castro de Freitas - TCC Artigo Administração CH 202318.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.