Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32499
Title: | Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19. |
Other Titles: | Prospective scenario analysis: a study on the implementation of hybrid learning in a higher education institution due to the COVID-19 pandemic. |
???metadata.dc.creator???: | TENÓRIO, Fabricio Maione. SILVA, André Luiz Gonçalves da. GOMES, Carlos Francisco Simões. SANTOS, Marcos dos. |
Keywords: | Prospectiva;Cenários prospectivos;Prospecção;Ensino híbrido;COVID-19 e ensino híbrido;Instituição de ensino superior - ensino híbrido;Niterói - RJ - Instituição de ensino superior;Prospective;Forward-looking scenarios;Prospection;Hybrid teaching;COVID-19 and hybrid learning;Higher education institution - hybrid learning;Niterói - RJ - Higher education institution |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | TENÓRIO, Fabricio Maione; SILVA, André Luiz Gonçalves da; GOMES, Carlos Francisco Simões; SANTOS, Marcos dos. Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32499 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente artigo utiliza técnicas de prospecção de cenários para alavancar o curso de pósgraduação em engenharia de produção na Universidade Federal Fluminense. Atualmente, a UFF é constituída por 42 Unidades de Ensino, sendo 25 Institutos, 10 Faculdades, 6 Escolas e 1 Colégio de Aplicação. São, ao todo, 125 departamentos de ensino. Na Pós-Graduação Stricto Sensu são 85 programas de Pós-Graduação e 126 cursos, sendo 44 de doutorado, 66 de mestrado acadêmico e 16 mestrados profissionais. O curso de pós-graduação escolhido como objeto de estudo se localiza na cidade de Niterói-RJ. Realizou-se um levantamento de dados sobre a visão, missão e valores da universidade, o processo de funcionamento e identificação dos stakeholders, a fim de entender melhor o funcionamento do sistema e permitir um melhor entendimento analítico. Para tal, utilizou-se o método Momentum. A partir da aplicação do método foi possível montar um planejamento de ações estratégicas para o atingimento do cenário desejável. |
Keywords: | Prospectiva Cenários prospectivos Prospecção Ensino híbrido COVID-19 e ensino híbrido Instituição de ensino superior - ensino híbrido Niterói - RJ - Instituição de ensino superior Prospective Forward-looking scenarios Prospection Hybrid teaching COVID-19 and hybrid learning Higher education institution - hybrid learning Niterói - RJ - Higher education institution |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Engenharia de Produção. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32499 |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANÁLISE DE CENÁRIOS PROSPECTIVOS - UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE ENSINO HÍBRIDO- ANAIS IX SIMEP ARTIGO 2021.pdf | Análise de cenários prospectivos: um estudo sobre a implementação de ensino híbrido em uma instituição de ensino superior devido à pandemia do COVID-19. - Anais IX SIMEP Artigo 2021 | 266.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.