Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510
Title: Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.
Other Titles: Diagnosis of teachers x students, regarding failures in calculus subjects at a Center for Sustainable Development in the Semi-Arid region.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Augusto José da Silva.
TAVARES, Alandson de Lacerda.
GOUVEIA, Wagner Farias.
MELO, Mayk Bezerra de Albuquerque.
SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da.
Keywords: Disciplinas de cálculo - ensino superior;Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido;Ensino de cálculo para engenheiros;Cálculo diferencial integral;Curso de Engenharia de Produção - CDSA UFCG;Calculus subjects - higher education;Semiarid Sustainable Development Center;Teaching calculus to engineers;Integral differential calculus;Production Engineering Course - CDSA UFCG
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Augusto José da Silva; TAVARES; Alandson de Lacerda; GOUVEIA, Wagner Farias; MELO, Mayk Bezerra de Albuquerque; SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da. Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510
???metadata.dc.description.resumo???: Mesmo diante da crise financeira que nosso país enfrenta, a busca por engenheiros capacitados continua. Estando ciente da importância de bons profissionais para a sociedade, bem como dá importância da aquisição dos conteúdos pelos alunos, o referido estudo possuiu o objetivo de traçar os paradigmas das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I, II e III, no curso de Engenharia de Produção da UFCG, campus Sumé – PB (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA), durante 12 (doze) períodos letivos. Os resultados obtidos permitiram verificar que a disciplina que possuiu o maior número de reprovações durante os semestres avaliados (2009.2 – 2015.1) foi a de Cálculo Diferencial e Integral I. Além disso, foi possível fazer o levantamento dos principais motivos que levam os alunos as reprovações, comparando as opiniões dos professores e as dos alunos. Por fim, verificou-se que é primordial a interação aluno e professor para boas práticas pedagógicas educacionais.
Keywords: Disciplinas de cálculo - ensino superior
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido
Ensino de cálculo para engenheiros
Cálculo diferencial integral
Curso de Engenharia de Produção - CDSA UFCG
Calculus subjects - higher education
Semiarid Sustainable Development Center
Teaching calculus to engineers
Integral differential calculus
Production Engineering Course - CDSA UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIAGNÓSTICO DOCENTES X DISCENTES - ANAIS DE EVENTOS CDSA 2016.pdfDiagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. - Anais de Eventos CDSA 2016893.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.