Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Mesmo diante da crise financeira que nosso país enfrenta, a busca por engenheiros capacitados continua. Estando ciente da importância de bons profissionais para a sociedade, bem como dá importância da aquisição dos conteúdos pelos alunos, o referido estudo possuiu o objetivo de traçar os paradigmas das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I, II e III, no curso de Engenharia de Produção da UFCG, campus Sumé – PB (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA), durante 12 (doze) períodos letivos. Os resultados obtidos permitiram verificar que a disciplina que possuiu o maior número de reprovações durante os semestres avaliados (2009.2 – 2015.1) foi a de Cálculo Diferencial e Integral I. Além disso, foi possível fazer o levantamento dos principais motivos que levam os alunos as reprovações, comparando as opiniões dos professores e as dos alunos. Por fim, verificou-se que é primordial a interação aluno e professor para boas práticas pedagógicas educacionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510 | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T00:47:22Z | - |
dc.date.available | 2023-10-30 | - |
dc.date.available | 2023-10-31T00:47:22Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Disciplinas de cálculo - ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido | pt_BR |
dc.subject | Ensino de cálculo para engenheiros | pt_BR |
dc.subject | Cálculo diferencial integral | pt_BR |
dc.subject | Curso de Engenharia de Produção - CDSA UFCG | pt_BR |
dc.subject | Calculus subjects - higher education | pt_BR |
dc.subject | Semiarid Sustainable Development Center | pt_BR |
dc.subject | Teaching calculus to engineers | pt_BR |
dc.subject | Integral differential calculus | pt_BR |
dc.subject | Production Engineering Course - CDSA UFCG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | RODRIGUES, Augusto José da Silva. | - |
dc.creator | TAVARES, Alandson de Lacerda. | - |
dc.creator | GOUVEIA, Wagner Farias. | - |
dc.creator | MELO, Mayk Bezerra de Albuquerque. | - |
dc.creator | SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Diagnosis of teachers x students, regarding failures in calculus subjects at a Center for Sustainable Development in the Semi-Arid region. | pt_BR |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Augusto José da Silva; TAVARES; Alandson de Lacerda; GOUVEIA, Wagner Farias; MELO, Mayk Bezerra de Albuquerque; SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da. Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DIAGNÓSTICO DOCENTES X DISCENTES - ANAIS DE EVENTOS CDSA 2016.pdf | Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. - Anais de Eventos CDSA 2016 | 893.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.