Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoMesmo diante da crise financeira que nosso país enfrenta, a busca por engenheiros capacitados continua. Estando ciente da importância de bons profissionais para a sociedade, bem como dá importância da aquisição dos conteúdos pelos alunos, o referido estudo possuiu o objetivo de traçar os paradigmas das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I, II e III, no curso de Engenharia de Produção da UFCG, campus Sumé – PB (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA), durante 12 (doze) períodos letivos. Os resultados obtidos permitiram verificar que a disciplina que possuiu o maior número de reprovações durante os semestres avaliados (2009.2 – 2015.1) foi a de Cálculo Diferencial e Integral I. Além disso, foi possível fazer o levantamento dos principais motivos que levam os alunos as reprovações, comparando as opiniões dos professores e as dos alunos. Por fim, verificou-se que é primordial a interação aluno e professor para boas práticas pedagógicas educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleDiagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510-
dc.date.accessioned2023-10-31T00:47:22Z-
dc.date.available2023-10-30-
dc.date.available2023-10-31T00:47:22Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectDisciplinas de cálculo - ensino superiorpt_BR
dc.subjectCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiáridopt_BR
dc.subjectEnsino de cálculo para engenheirospt_BR
dc.subjectCálculo diferencial integralpt_BR
dc.subjectCurso de Engenharia de Produção - CDSA UFCGpt_BR
dc.subjectCalculus subjects - higher educationpt_BR
dc.subjectSemiarid Sustainable Development Centerpt_BR
dc.subjectTeaching calculus to engineerspt_BR
dc.subjectIntegral differential calculuspt_BR
dc.subjectProduction Engineering Course - CDSA UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Augusto José da Silva.-
dc.creatorTAVARES, Alandson de Lacerda.-
dc.creatorGOUVEIA, Wagner Farias.-
dc.creatorMELO, Mayk Bezerra de Albuquerque.-
dc.creatorSILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDiagnosis of teachers x students, regarding failures in calculus subjects at a Center for Sustainable Development in the Semi-Arid region.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Augusto José da Silva; TAVARES; Alandson de Lacerda; GOUVEIA, Wagner Farias; MELO, Mayk Bezerra de Albuquerque; SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da. Diagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32510pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIAGNÓSTICO DOCENTES X DISCENTES - ANAIS DE EVENTOS CDSA 2016.pdfDiagnóstico docentes x discentes, sobre as reprovações das disciplinas de cálculo em um Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. - Anais de Eventos CDSA 2016893.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.