Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516
Title: Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido.
Other Titles: Study of soil dynamics in elementary school: proposed activity contextualized with the semi-arid region.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Cleomária Gonçalves da.
ANSELMO, Alexandre Flávio.
ALVES, Telma Gomes Ribeiro.
VITAL, Adriana de Fátima Meira.
Keywords: Educação em solos;Geotinta;Convivência com o semiárido;Atividade contextualizada;Perfil didático do solo;Ateliê de geotinta;Soil education;Geopaint;Coexistence with the semi-arid;Contextualized activity;Didactic soil profile;Geopaint studio
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Cleomária Gonçalves da; ANSELMO, Alexandre Flávio; ALVES, Telma Gomes Ribeiro; VITAL, Adriana de Fátima Meira. Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo do solo no ensino fundamental é de grande valia para que os estudantes entendam e comecem a criar conceitos de práticas, manejo e conservação sobre o mesmo. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo com os estudantes do ensino fundamental sobre a dinâmica do solo, através de uma atividade prática de Educação Ambiental em uma área amostral. A prática foi realizada durante o mês de junho de 2016, com 28 estudantes na faixa etária entre 10 a 13 anos, do 6º ano. Atividade foi realizada em dois momentos: primeiro no Perfil Didático do Solo; no segundo momento os estudantes visitaram o Ateliê da Geotinta, espaço dedicado às peças artísticas desenha e pintadas com a tinta de terra. Um questionário de múltiplas escolhas foi aplicado para avaliação. Os resultados mostraram: (80%) respondeu sim, o conhecimento sobre o solo ajuda com aulas de Educação Ambiental. Sobre o Perfil Didático do Solo: (70%) a presença das raízes é importante para que o solo não sofra erosão e mantenha sua umidade, em seguida (60%) a textura, a profundidade (50%). Quanto à atividade no Ateliê, 90% dos estudantes não sabia que o solo poderia ser usado como atividade artística, como base de tinta. Conclui-se que ações práticas, aulas de campo e visitas técnicas que contextualizem as potencialidades dos recursos edáficos do Semiárido são bastante significativas para promover o entendimento e a sensibilização de estudantes para a valorização e conservação dos solos, fazendo-se necessário que as escolas ampliem o diálogo sobre o tema.
Keywords: Educação em solos
Geotinta
Convivência com o semiárido
Atividade contextualizada
Perfil didático do solo
Ateliê de geotinta
Soil education
Geopaint
Coexistence with the semi-arid
Contextualized activity
Didactic soil profile
Geopaint studio
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Agrárias. Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTUDO DA DINÂMICA DO SOLO - ANAIS DE EVENTOS CDSA 2016.pdfEstudo da dinâmica do solo - Anais de Eventos CDSA 2016.473.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.