Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO estudo do solo no ensino fundamental é de grande valia para que os estudantes entendam e comecem a criar conceitos de práticas, manejo e conservação sobre o mesmo. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo com os estudantes do ensino fundamental sobre a dinâmica do solo, através de uma atividade prática de Educação Ambiental em uma área amostral. A prática foi realizada durante o mês de junho de 2016, com 28 estudantes na faixa etária entre 10 a 13 anos, do 6º ano. Atividade foi realizada em dois momentos: primeiro no Perfil Didático do Solo; no segundo momento os estudantes visitaram o Ateliê da Geotinta, espaço dedicado às peças artísticas desenha e pintadas com a tinta de terra. Um questionário de múltiplas escolhas foi aplicado para avaliação. Os resultados mostraram: (80%) respondeu sim, o conhecimento sobre o solo ajuda com aulas de Educação Ambiental. Sobre o Perfil Didático do Solo: (70%) a presença das raízes é importante para que o solo não sofra erosão e mantenha sua umidade, em seguida (60%) a textura, a profundidade (50%). Quanto à atividade no Ateliê, 90% dos estudantes não sabia que o solo poderia ser usado como atividade artística, como base de tinta. Conclui-se que ações práticas, aulas de campo e visitas técnicas que contextualizem as potencialidades dos recursos edáficos do Semiárido são bastante significativas para promover o entendimento e a sensibilização de estudantes para a valorização e conservação dos solos, fazendo-se necessário que as escolas ampliem o diálogo sobre o tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Agrárias. Educação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleEstudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516-
dc.date.accessioned2023-10-31T13:02:05Z-
dc.date.available2023-10-31-
dc.date.available2023-10-31T13:02:05Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação em solospt_BR
dc.subjectGeotintapt_BR
dc.subjectConvivência com o semiáridopt_BR
dc.subjectAtividade contextualizadapt_BR
dc.subjectPerfil didático do solopt_BR
dc.subjectAteliê de geotintapt_BR
dc.subjectSoil educationpt_BR
dc.subjectGeopaintpt_BR
dc.subjectCoexistence with the semi-aridpt_BR
dc.subjectContextualized activitypt_BR
dc.subjectDidactic soil profilept_BR
dc.subjectGeopaint studiopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Cleomária Gonçalves da.-
dc.creatorANSELMO, Alexandre Flávio.-
dc.creatorALVES, Telma Gomes Ribeiro.-
dc.creatorVITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of soil dynamics in elementary school: proposed activity contextualized with the semi-arid region.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Cleomária Gonçalves da; ANSELMO, Alexandre Flávio; ALVES, Telma Gomes Ribeiro; VITAL, Adriana de Fátima Meira. Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTUDO DA DINÂMICA DO SOLO - ANAIS DE EVENTOS CDSA 2016.pdfEstudo da dinâmica do solo - Anais de Eventos CDSA 2016.473.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.