Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32528
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoAs Unidades de Conservação de uso sustentável asseguram o uso sustentável dos recursos naturais de forma racional e ainda propiciam às comunidades do entorno o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis, sendo extremamente importante o trabalho de educação ambiental nesses espaços. Assim objetivou-se com este trabalho analisar a percepção dos alunos do 8° e 9° ano da E.M.E.F. Padre Paulo Roberto de Oliveira em Sumé – PB, no que diz respeito a UCs e RPPNs. A pesquisa foi realizada com alunos do 8º e 9º ano da E.M.E.F. Padre Paulo Roberto de Oliveira no Município de Sumé-PB. A avaliação foi realizada mediante a aplicação de questionário semiestruturado, o qual foi analisado através de gráficos gerados no programa Excel 2016®. Os dados mostraram que 74% dos alunos sabem a definição de unidades de conservação, alegando ser áreas de proteção ambiental que surgiram com a finalidade de proteger a nossa biodiversidade. Em relação a RPPNs observou-se que apenas 10% dos alunos conhecem esse termo. 86% dos alunos não conhecema RPPN Fazenda Almas. No que se refere a importância da Fazenda Almas para o cariri Paraibano 62% dos entrevistados não souberam informar qual a importância da mesma. Portanto, a abordagem de temas contextualizados tornam-se ferramentas fundamentais para sensibilização e conscientização dos alunos em relação a RPPN Fazenda Almas, evidenciando seus potenciais e serviços ambientais prestados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Ambiental.pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.titleA RPPN Fazenda Almas sob a concepção dos alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental em escola municipal no Município de Sumé-PB.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32528-
dc.date.accessioned2023-10-31T18:44:41Z-
dc.date.available2023-10-31-
dc.date.available2023-10-31T18:44:41Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectUnidades de conservaçãopt_BR
dc.subjectCaatingapt_BR
dc.subjectSemiárido Paraibanopt_BR
dc.subjectReserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Almaspt_BR
dc.subjectFazenda Almas - São José dos Cordeiros - PBpt_BR
dc.subjectEscola Municipal Padre Paulo Roberto de Oliveira - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectConservation unitspt_BR
dc.subjectParaíba semi-aridpt_BR
dc.subjectFazenda Almas Private Natural Heritage Reservept_BR
dc.subjectPadre Paulo Roberto de Oliveira Municipal School - Sumé - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Arthur Ribeiro.-
dc.creatorBRITO, Micilene Silva de.-
dc.creatorLIMA, José Roberto.-
dc.creatorDORNELAS, Carina Seixas Maia.-
dc.creatorBARBOSA, Francisca Maria.-
dc.creatorGOMES, Azenate Campos.-
dc.creatorLACERDA, Alecksandra Vieira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe RPPN Fazenda Almas was designed by students in the 8th and 9th years of elementary school at a municipal school in the Municipality of Sumé-PB.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Arthur Ribeiro; BRITO, Micilene Silva de; LIMA, José Roberto; DORNELAS, Carina Seixas Maia; BARBOSA, Francisca Maria; GOMES, Azenate Campos; LACERDA, Alecksandra Vieira de. A RPPN Fazenda Almas sob a concepção dos alunos do 8o e 9° ano do ensino fundamental em escola municipal no Município de Sumé-PB. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, 5., 2017. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2017. ISSN: 2318-7603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32528pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A RPPN FAZENDA ALMAS - ANAIS DE EVENTOS CDSA 2017.pdfA RPPN Fazenda Almas sob a concepção dos alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental em escola municipal no Município de Sumé-PB. - Anais de Eventos CDSA 2017105.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.