Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32530
Title: Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba.
Other Titles: Evaluation of textbooks from the perspective of contextualized education focused on the semi-arid region in a school unit in Serra Branca in Western Cariri of Paraíba.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Micilene Silva de.
SILVA, Joseane de Souza.
SANTOS, Danilo Silva dos.
BARBOSA, Francisca Maria.
GOMES, Azenate Campos.
LACERDA, Alecksandra Vieira de.
Keywords: Educação ambiental;Educação contextualizada para a convivência com o semiárido;Livros didáticos - avaliação;Serra Branca - PB - livro didático;Cariri Ocidental Paraibano;environmental education;Contextualized education for living in the semiarid region;Textbooks - evaluation;Serra Branca - PB - textbook;Western Cariri Paraibano
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Micilene Silva de; SILVA, Joseane de Souza; SANTOS, Danilo Silva dos; BARBOSA, Francisca Maria; GOMES, Azenate Campos; LACERDA, Alecksandra Vieira de. Avaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, 5., 2017. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2017. ISSN: 2318-7603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32530
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho buscou analisar os conteúdos de educação ambiental contextualizada abordados nos livros didáticos em escola da rede pública do Município de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. Assim, o trabalho se desenvolveu na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador José Gaudêncio. Para a compreensão da abordagem da contextualização dos temas meio ambiente, Semiárido e Bioma Caatinga são analisados os conteúdos dos livros didáticos do terceiro ano do ensino médio. Apenas 0,8% do total de páginas dos livros de Biologia e 5,0% dos livros de Geografia são ocupados por assuntos ambientais contextualizados. É urgente a necessidade da abordagem ambiental contextualizada nos livros didáticos do ensino básico de forma que esse conhecimento ultrapasse as paredes da sala de aula, contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável no Semiárido.
Keywords: Educação ambiental
Educação contextualizada para a convivência com o semiárido
Livros didáticos - avaliação
Serra Branca - PB - livro didático
Cariri Ocidental Paraibano
environmental education
Contextualized education for living in the semiarid region
Textbooks - evaluation
Serra Branca - PB - textbook
Western Cariri Paraibano
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32530
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVALIAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS - ANAIS DE EVENTOS CDSA 2017.pdfAvaliação dos livros didáticos na perspectiva da educação contextualizada voltada para o semiárido em unidade escolar de Serra Branca no Cariri Ocidental da Paraíba. - Anais de Eventos CDSA 2017131.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.