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dc.description.resumoO panorama mercadológico contemporâneo é caracterizado pelas diversas alterações provocadas pela dinamicidade da economia e, principalmente, devido aos atuais reflexos do cenário instável vigente. Nessa ótica, as organizações reagem à instabilidade através do aumento constante de suas capacidades produtivas, dentre algumas das alternativas, destacase a realização da rotatividade dos colaboradores motivada por estratégia organizacional. Não obstante, a aplicação dessa estratégia requer, muitas vezes, um alto investimento, o que pode comprometer a viabilidade da prática, afetar a qualidade dos serviços e suceder prejuízos financeiros. Com efeito, o objetivo desse estudo é analisar a taxa e os impactos da rotatividade de teleoperadores em um call center localizado em Teresina-PI. Optou-se por procedimentos metodológicos de método quantitativo, com a aplicação da fórmula de cálculo de turnover e uso de estatística descritiva para análise dos custos do processo de rotatividade de pessoal. Por consequência, foi encontrada uma taxa de 30,23% de índice turnover, um percentual expressivo e que provoca impacto financeiro negativo. Em face dos resultados obtidos, possibilita-se uma margem de oportunidade para redução nos custos provindos da rotatividade, por intermédio de uma proposta de avaliação constante dos indicadores. Portanto, ressalta-se que este estudo contribui para a literatura ao expor um problema corriqueiro entre as empresas brasileiras, em especial o segmento de call centers, ao evidenciar formas de investigação e proposição de estratégias que possam alavancar o desempenho produtivo quanto às questões de rotatividade de funcionários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.titleEstudo sobre os impactos de rotatividade de teleoperadores em um call center.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32581-
dc.date.accessioned2023-11-01T18:27:18Z-
dc.date.available2023-11-01-
dc.date.available2023-11-01T18:27:18Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCall centerpt_BR
dc.subjectTeleoperadores de call center - rotatividadept_BR
dc.subjectRotatividade de teleoperadorespt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectÍndice de rotatividade - teleoperadores de call centerpt_BR
dc.subjectCall centerpt_BR
dc.subjectCall center teleoperators - turnoverpt_BR
dc.subjectTeleoperator turnoverpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectTurnover rate - call center teleoperatorspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Adryano Veras.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy on the impacts of teleoperator turnover in a call center.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Adryano Veras. Estudo sobre os impactos de rotatividade de teleoperadores em um call center. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32581pt_BR
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ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DE ROTATIVIDADE DE TELEOPERADORES EM UM CALL CENTER - ANAIS IX SIMEP ARTIGO 2021.pdfEstudo sobre os impactos de rotatividade de teleoperadores em um call center - Anais IX SIMEP Artigo 2021.209.08 kBAdobe PDFView/Open


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