Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32604
Title: A sustentabilidade socioambiental em escolas públicas no município de Campina Grande-PB.
Other Titles: Socio-environmental sustainability in public schools in the city of Campina Grande-PB.
???metadata.dc.creator???: MARTINS, Miriam Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Viviane Farias.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RIBEIRO, George do Nascimento.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERREIRA, Aline Costa.
Keywords: Educação ambiental;Sustentabilidade;Resíduos sólidos;Escolas sustentáveis;Environmental education;Sustainability;Solid waste;Sustainable schools;Educación ambiental;Sostenibilidad;Residuo sólido;Escuelas sostenibles.;Éducation environnementale;Durabilité;Déchets solides;Des écoles durables
Issue Date: 25-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARTINS, Miriam Souza. A sustentabilidade socioambiental em escolas públicas no município de Campina Grande-PB. 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais) – Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Perante a urgência em atenuar as questões ambientais, foram realizadas conferências mundiais originando vários documentos importantes sendo eles, a Carta da Terra, a Agenda 21 e o Relatório Brundtland trazendo discussões a fim de despertar a sensibilização da humanidade visando o desafio de viver de forma sustentável e encontrar o caminho certo para manter o equilíbrio entre a economia e o meio ambiente. O objetivo deste trabalho é analisar os resultados da Educação Ambiental realizados em revistas científicas dos últimos 4 anos (2018-2021), obtidos mediante pesquisas qualitativas e quantitativas por meio de busca na Web of Science. Foi utilizada a análise da pesquisa bibliométrica. O banco de dados utilizado foi o Web of Science Core Collection - Wos (v.5.34), por meio da ferramenta Clarivate Analytic na Web of Science. As pesquisas sobre Educação Ambiental e resíduos sólidos são crescentes, principalmente devido a sua importância na questão ambiental, no ano de 2021 com maior número de publicações totalizando 919. A categoria da Web of Science que se destacou foi Environmental Sciences e o maior número de publicações foi realizada na China. Foram identificados também os principais periódicos associados às pesquisas como o Journal of Cleaner Production, Science of the total Environment e Environmental Science and Pollution Research. O artigo com significativo número de citações é o “Recent applications of waste solid materials in pavement engineering” e que dos 25 artigos mais citados a maioria aborda revisão de literatura. No Quadro 1, destaca-se o artigo mais recente com elevada citação, cujo autores são Raghu et al. (2021). Em Educação Ambiental e resíduos sólidos, enquanto suas pesquisas avançam, ainda há necessidade de pesquisas focadas em estudos que destaquem os potenciais impactos determinados pela ausência de comportamento humano para minimizar problemas futuros.
Abstract: Given the urgency to mitigate environmental issues, world conferences were held, originating several important documents, namely the Earth Charter, Agenda 21 and the Brundtland Report, bringing discussions in order to raise awareness among humanity aimed at the challenge of living sustainably. and find the right path to maintain balance between the economy and the environment. The objective of this work is to analyze the results of Environmental Education carried out in scientific journals over the last 4 years (2018-2021), obtained through qualitative and quantitative research through a search on the Web of Science. Bibliometric research analysis was used. The database used was the Web of Science Core Collection - Wos (v.5.34), using the Clarivate Analytic tool in Web of Science. Research on Environmental Education and solid waste is increasing, mainly due to its importance in environmental issues, in 2021 with the largest number of publications totaling 919. The Web of Science category that stood out was Environmental Sciences and the largest number of publications was held in China. The main journals associated with research were also identified, such as the Journal of Cleaner Production, Science of the total Environment and Environmental Science and Pollution Research. The article with a significant number of citations is “Recent applications of waste solid materials in pavement engineering” and of the 25 most cited articles, the majority address literature reviews. In Table 1, the most recent article with high citation stands out, whose authors are Raghu et al. (2021). In Environmental Education and solid waste, while research advances, there is still a need for research focused on studies that highlight the potential impacts determined by the absence of human behavior to minimize future problems.
Keywords: Educação ambiental
Sustentabilidade
Resíduos sólidos
Escolas sustentáveis
Environmental education
Sustainability
Solid waste
Sustainable schools
Educación ambiental
Sostenibilidad
Residuo sólido
Escuelas sostenibles.
Éducation environnementale
Durabilité
Déchets solides
Des écoles durables
???metadata.dc.subject.cnpq???: Recursos naturais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32604
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRIAM SOUZA MARTINS - DISSERTACÃO (PPGEGRN) 2023.pdf6.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.