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Title: Seleção de helicópteros para atendimento offshore de um conjunto de plataformas com a utilização do método TOPSIS 2NE.
Other Titles: Selection of helicopters for offshore service on a set of platforms using the TOPSIS 2NE method.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Marcus Vinícius Gonçalves.
SANTOS, Marcos dos.
GOMES, Carlos Francisco Simões.
Keywords: Seleção de aeronaves;Helicópteros - seleção;Método TOPSIS 2NE;TOPSIS 2NE;Offshore;Multicritério;Decisão multicritério;Método multicritério de apoio à decisão;Petróleo e gás;Estudo de caso;Aircraft selection;Helicopters - selection;TOPSIS 2NE Method;TOPSIS 2NE;Offshore;Multicriteria;Multi-criteria decision;Multicriteria decision support method;Oil and Gas;Case study
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Marcus Vinícius Gonçalves; SANTOS, Marcos dos; GOMES, Carlos Francisco Simões. Seleção de helicópteros para atendimento offshore de um conjunto de plataformas com a utilização do método TOPSIS 2NE. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32654
???metadata.dc.description.resumo???: O transporte offshore de pessoas e cargas se dá, basicamente, por dois modais: marítimo (via lanchas e barcos de apoio) e aéreo (via helicópteros). De modo geral, as empresas não se limitam e utilizam ambos modais visto que, dependendo da capacidade de pouso dos helideques das unidades marítimas offshore, do tipo de carga, do peso, das dimensões, da urgência da demanda e de diversos outros fatores, um único modal não é capaz de suprir as necessidades dessas organizações. Esse trabalho limita-se ao estudo do transporte de pessoas e cargas via modal aéreo. Analisaremos as relações de preferência entre as 11 alternativas do estudo por meio do método de auxílio multicritério à decisão TOPSIS 2NE. Coletamos dados públicos referentes aos helideques de 24 plataformas de petróleo localizadas em oito campos da bacias de Santos e Campos, comparando-os nos 13 critérios de seleção, todos mutualmente exclusivos entre si: número de assentos, peso máximo de decolagem, peso da aeronave vazia, velocidade de cruzeiro, razão de subida, alcance, resistência máxima, capacidade dos tanques de combustível, comprimento total, preço, capacidade do bagageiro, consumo e número de plataformas atendidas pelas máquinas. Como resultado, a aeronave AW109 teve o melhor desempenho nas duas normalizações do método e as aeronaves S76 e H225 o pior desempenho dentre as alternativas disponíveis. A relevância do trabalho se dá na potencial otimização dos custos logísticos em uma em uma indústria consolidada onde a tal otimização pode se tornar um diferencial competitivo frente aos concorrentes.
Keywords: Seleção de aeronaves
Helicópteros - seleção
Método TOPSIS 2NE
TOPSIS 2NE
Offshore
Multicritério
Decisão multicritério
Método multicritério de apoio à decisão
Petróleo e gás
Estudo de caso
Aircraft selection
Helicopters - selection
TOPSIS 2NE Method
TOPSIS 2NE
Offshore
Multicriteria
Multi-criteria decision
Multicriteria decision support method
Oil and Gas
Case study
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32654
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SELEÇÃO DE HELICÓPTEROS PARA ATENDIMENTO OFFSHORE - ANAIS IX SIMEP ARTIGO 2021.pdfSeleção de helicópteros para atendimento offshore de um conjunto de plataformas com a utilização do método TOPSIS 2NE. - Anais IX SIMEP Artigo 2021181.16 kBAdobe PDFView/Open


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