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dc.description.resumoO transporte offshore de pessoas e cargas se dá, basicamente, por dois modais: marítimo (via lanchas e barcos de apoio) e aéreo (via helicópteros). De modo geral, as empresas não se limitam e utilizam ambos modais visto que, dependendo da capacidade de pouso dos helideques das unidades marítimas offshore, do tipo de carga, do peso, das dimensões, da urgência da demanda e de diversos outros fatores, um único modal não é capaz de suprir as necessidades dessas organizações. Esse trabalho limita-se ao estudo do transporte de pessoas e cargas via modal aéreo. Analisaremos as relações de preferência entre as 11 alternativas do estudo por meio do método de auxílio multicritério à decisão TOPSIS 2NE. Coletamos dados públicos referentes aos helideques de 24 plataformas de petróleo localizadas em oito campos da bacias de Santos e Campos, comparando-os nos 13 critérios de seleção, todos mutualmente exclusivos entre si: número de assentos, peso máximo de decolagem, peso da aeronave vazia, velocidade de cruzeiro, razão de subida, alcance, resistência máxima, capacidade dos tanques de combustível, comprimento total, preço, capacidade do bagageiro, consumo e número de plataformas atendidas pelas máquinas. Como resultado, a aeronave AW109 teve o melhor desempenho nas duas normalizações do método e as aeronaves S76 e H225 o pior desempenho dentre as alternativas disponíveis. A relevância do trabalho se dá na potencial otimização dos custos logísticos em uma em uma indústria consolidada onde a tal otimização pode se tornar um diferencial competitivo frente aos concorrentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.titleSeleção de helicópteros para atendimento offshore de um conjunto de plataformas com a utilização do método TOPSIS 2NE.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32654-
dc.date.accessioned2023-11-03T21:31:26Z-
dc.date.available2023-11-03-
dc.date.available2023-11-03T21:31:26Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectSeleção de aeronavespt_BR
dc.subjectHelicópteros - seleçãopt_BR
dc.subjectMétodo TOPSIS 2NEpt_BR
dc.subjectTOPSIS 2NEpt_BR
dc.subjectOffshorept_BR
dc.subjectMulticritériopt_BR
dc.subjectDecisão multicritériopt_BR
dc.subjectMétodo multicritério de apoio à decisãopt_BR
dc.subjectPetróleo e gáspt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectAircraft selectionpt_BR
dc.subjectHelicopters - selectionpt_BR
dc.subjectTOPSIS 2NE Methodpt_BR
dc.subjectTOPSIS 2NEpt_BR
dc.subjectOffshorept_BR
dc.subjectMulticriteriapt_BR
dc.subjectMulti-criteria decisionpt_BR
dc.subjectMulticriteria decision support methodpt_BR
dc.subjectOil and Gaspt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Marcus Vinícius Gonçalves.-
dc.creatorSANTOS, Marcos dos.-
dc.creatorGOMES, Carlos Francisco Simões.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSelection of helicopters for offshore service on a set of platforms using the TOPSIS 2NE method.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Marcus Vinícius Gonçalves; SANTOS, Marcos dos; GOMES, Carlos Francisco Simões. Seleção de helicópteros para atendimento offshore de um conjunto de plataformas com a utilização do método TOPSIS 2NE. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32654pt_BR
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SELEÇÃO DE HELICÓPTEROS PARA ATENDIMENTO OFFSHORE - ANAIS IX SIMEP ARTIGO 2021.pdfSeleção de helicópteros para atendimento offshore de um conjunto de plataformas com a utilização do método TOPSIS 2NE. - Anais IX SIMEP Artigo 2021181.16 kBAdobe PDFView/Open


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