Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32692
Title: Análise de custo em E-commerce: estudo de caso com microempreendedor individual de cosméticos.
Other Titles: Cost analysis in E-commerce: case study with individual cosmetics microentrepreneur.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Elizama Rosa de.
Keywords: Análise de custos;Custos em e-commerce;E-commerce de cosméticos;Microempreendedor individual de cosméticos;Custeio por absorção;Custeio variável;Estudo de caso;Contabilidade de custos;Cosméticos - e-commerce;Cost analysis;E-commerce costs;Cosmetics e-commerce;Individual cosmetics microentrepreneur;Absorption costing;Variable costing;Case study;Cost accounting;Cosmetics - e-commerce
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Elizama Rosa de. Análise de custo em E-commerce: estudo de caso com microempreendedor individual de cosméticos. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: UVA, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32692
???metadata.dc.description.resumo???: Os e-commerces são de diversos segmentos e portes, são negócios caracterizados pela compra e venda de produtos e serviços através de canais de vendas online, como sites e redes sociais. Parte desses negócios é de microempreendedores que necessitam gerenciar seus custos para obter bons lucros, a fim de crescer e consolidar seus negócios no mercado. Desta forma, o objetivo deste artigo é analisar e demostrar os custos, lucratividade e ponto de equilíbrio, por meio da contabilidade de custos e contabilidade gerencial, com intuito de facilitar o controle e auxiliar na tomada de decisão em uma loja de cosmético capilar, que atua como e-commerce, na modalidade de microempreendedor individual, considerando o período de pandemia do covid-19. A metodologia aplicada é uma pesquisa descritiva exploratória, que relaciona os conceitos básicos da contabilidade de custo e o estudo de caso. Para a análise de contabilidade de custo, foram analisados os produtos vendidos pela loja, os mesmos foram separados em três grupos A, B, C e D . Em seguida classificados e avaliados pelo método de custeio por absorção e custeio variável, fornecendo dados de receita, lucratividade, margem de contribuição e ponto de equilíbrio. Os resultados, indicam que a empresa tem boa lucrativa de 34%, com isso foi possível embasar para tomada de decisão para os novos passos que o microempreendedor pretende.
Keywords: Análise de custos
Custos em e-commerce
E-commerce de cosméticos
Microempreendedor individual de cosméticos
Custeio por absorção
Custeio variável
Estudo de caso
Contabilidade de custos
Cosméticos - e-commerce
Cost analysis
E-commerce costs
Cosmetics e-commerce
Individual cosmetics microentrepreneur
Absorption costing
Variable costing
Case study
Cost accounting
Cosmetics - e-commerce
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32692
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANÁLISE DE CUSTO EM E-COMMERCE - ESTUDO DE CASO COM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL DE COSMÉTICOS - ANAIS X SIMEP ARTIGO 2022.pdfAnálise de custo em E-commerce: estudo de caso com microempreendedor individual de cosméticos. - Anais X SIMEP Artigo 2022221.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.