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Title: O estudo da variação lexical em livros didáticos de português do ensino médio do PNLD 2021.
Other Titles: The study of lexical variation in textbooks of Portuguese of the PNLD 2021 high school.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Carlos Álack de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FLORENCIO, José Herbertt Neves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DARGEL, Ana Paula Patrício Tribesse.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VIEIRA, Silvia Rodrigues.
Keywords: Ensino do léxico;Variação lexical;Livro didático de português;Análise linguística;Teaching the lexicon;Lexical variation;Textbook of Portuguese;Analysis linguistics
Issue Date: 25-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Carlos Álack de. O estudo da variação lexical em livros didáticos de português do ensino médio do PNLD 2021. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: No âmbito escolar, um dos instrumentos pedagógicos para o estudo da Língua Portuguesa é o livro didático, que, como indica Antunes (2012), poderia trazer uma abordagem mais adequada sobre o estudo do léxico. Bagno (2007) destaca que houve alguns avanços em livros didáticos quando se trata do estudo da variação linguística e, no nosso caso, especificamente da variação lexical. Segundo o autor, ainda há um grande caminho a ser percorrido para que tenhamos uma abordagem adequada sobre esses fenômenos linguísticos, que associamos, nesta dissertação, também ao âmbito lexical. O presente estudo originou-se a partir da necessidade de verificar a abordagem sobre o estudo do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa que são utilizados na educação pública, no ensino básico, e que foram aprovados pelo PNLD 2021. Por isso, buscamos compreender o tratamento da variação lexical no livro didático de língua portuguesa do ensino médio. Buscamos, também, analisar os objetos de conhecimento relativos às atividades propostas pelos livros didáticos que abordam a variação lexical, identificar as concepções de léxico presentes nos livros didáticos de português do ensino médio, bem como detectar as perspectivas de análise linguística no livro didático a partir de exercícios que exploram a variação lexical. Tudo isso a partir de atividades que abordam o tema da variação lexical. Dessa forma, esperamos que nosso trabalho contribua de forma significativa para o aprimoramento das abordagens feitas em livros didáticos acerca do estudo da variação lexical, de forma que o léxico seja entendido como algo dinâmico e que necessita ser visto em um contexto e nas suas formas variadas. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, segundo Mascarenhas (2014), Prodanov e Freitas (2013) e Chizzotti (2006), de natureza documental, de acordo com Gil (2008), Mascarenhas (2014) e Prodanov e Freitas (2013), e também de caráter descritivo, corroborando Mascarenhas (2018). Na nossa fundamentação teórica acerca da variação linguística, ancoramo-nos em Labov (2008)[1972], Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2014), Faraco (2015), Bagno (2007); no que concerne ao léxico, nos embasamos em Biderman (1987; 1998), Neves (2020), Antunes (2009; 2012), Polguère (2018); sobre análise linguística, fundamentamo-nos em Bezerra e Reinaldo (2020), entre outros estudiosos. A pesquisa consistiu em analisar as atividades que abordam a variação lexical em livros didáticos. Utilizamos como instrumentos para geração de dados e constituição do nosso corpus os livros didáticos “Interação português”, de Sette et al. (2020), e “Linguagens em interação: língua portuguesa”, de Chinaglia (2020). A escolha dos livros didáticos se justifica pelo fato de serem livros novos, aprovados e utilizados pelo PNLD 2021. Após a realização da análise, concluímos que os referidos livros didáticos desenvolvem o trabalho com a variação lexical levando em consideração o conhecimento do aluno, ressaltando também temas relacionados aos elos entre língua, sociedade e cultura, bem como os contextos de uso em que é possível relacionar palavra e realidade.
Abstract: In the school context, one of the pedagogical instruments for the study of the Portuguese language is the textbook, which, as Antunes (2012) indicates, could bring a more appropriate approach to the study of the lexicon. Bagno (2007) highlights that there have been some advances in textbooks when it comes to the study of linguistic variation and, in our case, specifically lexical variation. According to the author, there is still a long way to go before we have an adequate approach to these linguistic phenomena, which we associate, in this dissertation, also with the lexical scope. This studyemerges from the need to verify the lexicon study approach in Portuguese language textbooks that are used in public school, in secondary education, and that have been approved by the PNLD 2021. Therefore, we seek to understand the treatment of lexical variation in the high school Portuguese language textbook. We also seek to analyze the knowledge objects related to the activities proposed by textbooks that address lexical variation, identify the lexical concepts present in high school Portuguese textbooks, as well as detect the perspectives of linguistic analysis in the textbook based on of exercises that explore lexical variation. All of this based on activities that address the topic of lexical variation. In this way, we hope that our work contributes significantly to the approaches improvement made in textbooks regarding the study of lexical variation, so that the lexicon is understood as something dynamic and that needs to be seen in a context and in its varied forms. Therefore, this qualitative research was developed, according to Mascarenhas (2014), Prodanov and Freitas (2013) and Chizzotti (2006), of a documentary nature, according to Gil (2008), Mascarenhas (2014) and Prodanov and Freitas (2013), and also of a descriptive nature, corroborating Mascarenhas (2018). In our theoretical foundation regarding linguistic variation, we are anchored in Labov (2008)[1972], Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2014), Faraco (2015), Bagno (2007); regarding the lexicon, we are based on Biderman (1987; 1998), Neves (2020), Antunes (2009; 2012), Polguère (2018); on linguistic analysis, we are based on Bezerra and Reinaldo (2020), among other scholars. The research consisted of analyzing activities that address lexical variation in textbooks. We used the textbooks, “Interação Português” - Portuguese Interaction, by Sette et al., (2020) and “Linguagens em interação: língua portuguesa” – Languages in interaction: Portuguese language, by Chinaglia (2020). The choice of textbooks is justified by the fact that they are new books, approved and used by PNLD 2021. After carrying out the analysis, we concluded that these textbooks develop work with lexical variation taking into account the student's knowledge, also highlighting themes related to the links between language, society and culture, as well as the contexts of use in which it is possible to relate word and reality.
Keywords: Ensino do léxico
Variação lexical
Livro didático de português
Análise linguística
Teaching the lexicon
Lexical variation
Textbook of Portuguese
Analysis linguistics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32748
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