Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3276
Title: Geração automática de modelos de autômatos temporizados para realização de testes de sistemas instrumentados de segurança.
Other Titles: Automatic generation of timed automaton models for testing safety instrumented systems.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Luiz Paulo de Assis.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Antonio Marcus Nogueira.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: PERKUSICH, Angelo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Leandro Dias da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
Keywords: Sistemas Instrumentados de Segurança.;Autômatos Tempondos.;Sistemas a Eventos Discretos.;Controladores Lógicos Programáveis.;Testes Baseados em Modelos.;Instrumented Security Systems.;Tempted Automatics.;Systems to Discrete Events.;Programmable Logic Controllers.;Testing Based on Models.
Issue Date: 17-Dec-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, Luiz Paulo de Assis. Geração automática de modelos de autômatos temporizados para realização de testes de sistemas instrumentados de segurança. 2008. 59f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: Os Sistemas Instrumentados de Segurança (SIS) são projetados para garantir a operação contínua de sistemas de produção industrial, controlar o comportamento dos equipamentos envolvidos no processo produtivo e prevenir acidentes, portanto, é importante testar a implementação dos SIS contra sua especifica¸c˜ao para aumentar a confiança no funcionamento do sistema. Neste trabalho é introduzida uma técnica para melhorar a confiança no funcionamento dos SIS. Um método para obter automaticamente um modelo de autômato temporizado da especificação, diagramas ISA 5.2, e da implementação do SIS, Function Block Diagram (FBD), é apresentado. Uma abordagem para realizar teste automático da implementação utilizando os modelos gerados é discutida e finalmente a técnica é aplicada a um estudo de caso provido pela Petrobras. O método introduzido aqui é baseado no uso do verificador de modelos Uppaal e na ferramenta de teste Uppaal-TRON.
Keywords: Sistemas Instrumentados de Segurança.
Autômatos Tempondos.
Sistemas a Eventos Discretos.
Controladores Lógicos Programáveis.
Testes Baseados em Modelos.
Instrumented Security Systems.
Tempted Automatics.
Systems to Discrete Events.
Programmable Logic Controllers.
Testing Based on Models.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3276
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUIZ PAULO DE ASSIS BARBOSA - DISSERTAÇÃO PPGEE 2008..pdfLuiz Paulo de Assis Barbosa - Dissertação PPGEE 2008.2.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.