Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32760
Title: | Estatística na tomada de decisões no método de ensino empregado em alunos de graduação nos diferentes períodos do ano. |
Other Titles: | Statistics in decision-making in the teaching method used for undergraduate students in different periods of the year. |
???metadata.dc.creator???: | VILLALOBOS, Luz Delicia Castillo. QUINTANA, Milagros Noemi. |
Keywords: | Ensino e aprendizagem;Teste de hipótese;Rendimento acadêmico de alunos;Período de ingresso -de estudantes universitários;Estatística e tomada de decisão;Teaching and learning;Hypothesis testing;Student academic performance;Admission period -for university students;Statistics and decision making |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | VILLALOBOS, Luz Delicia Castillo; QUINTANA, Milagros Noemi. Estatística na tomada de decisões no método de ensino empregado em alunos de graduação nos diferentes períodos do ano. In: X SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2022. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2022. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32760 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O objetivo da pesquisa é testar se o período de ingresso na universidade tem alguma ou muita influência no rendimento acadêmico do aluno e se é possível manter os mesmos métodos de ensino nos diferentes períodos do ano. Para atender satisfatoriamente a estas questões, se faz necessário acudir à inferência estatística através do teste de hipótese. Para aplicar o método, foram selecionadas duas turmas de Probabilidade e Estatística da universidade, uma turma pertencente ao primeiro período e a outra ao segundo período letivo. Os alunos de ambas turmas são regularmente matriculados. Se obteve como resultado que não existe diferença estatisticamente significativa no rendimento acadêmico entre os alunos de cada período analisados. Portanto, este resultado assegura que, no futuro, o mesmo método de ensino e aprendizagem pode ser aplicado em ambos períodos letivos do ano e para turmas com características similares às analisadas. |
Keywords: | Ensino e aprendizagem Teste de hipótese Rendimento acadêmico de alunos Período de ingresso -de estudantes universitários Estatística e tomada de decisão Teaching and learning Hypothesis testing Student academic performance Admission period -for university students Statistics and decision making |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Engenharia de Produção. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32760 |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ESTATÍSTICA NA TOMADA DE DECISÕES NO MÉTODO DE ENSINO EMPREGADO EM ALUNOS DE GRADUAÇÃO - ANAIS X SIMEP ARTIGO 2022.pdf | Estatística na tomada de decisões no método de ensino empregado em alunos de graduação nos diferentes períodos do ano. - Anais X SIMEP Artigo 2022 | 135.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.